Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
imagem destacada - livro - medicamento não é brinquedo
Saúde

Blogueira do Sempre Família lança livro sobre uso correto de medicamentos

As tirinhas divertidas do blog Família em Tiras agora podem ser vistas numa importante campanha de conscientização

Ter qualidade de vida é manter hábitos saudáveis, certo? Nessa lista entra a atividade física, o cuidado com a mente e com o bem-estar próprio, por exemplo. Mas, além dessas atitudes, há uma situação que pode passar despercebida e não deveria ser deixada de lado: a automedicação. Muitas pessoas usam medicamentos desnecessariamente e colocam em risco a saúde. Para mostrar à sociedade que esse cuidado é imprescindível e que não se deve usar remédios sem a devida recomendação médica, o farmacêutico Flávio Lago e a ilustradora Juliana Rodrigues, do blog Família em Tiras, lançaram recentemente o livro “Medicamento não é brinquedo”.

A intenção do livro é apresentar de forma lúdica, por meio de tirinhas, informações para o uso correto de medicamentos, abordando questões sobre a automedicação, o descarte dos remédios, a prevenção e a promoção da saúde. “Ele foi pensado para as crianças, e por isso da ideia de usar as ilustrações coloridas. Sabemos que hoje os textos em quadrinhos são os mais lidos pelas crianças e muito usados, inclusive, na fase de alfabetização. Apesar disso, o conteúdo pode ser usado tranquilamente por adultos”, explica Juliana.

Há algum tempo Lago faz o trabalho de conscientização em escolas do Recife, em Pernambuco, e convidou Juliana para ilustrar as historinhas e deixás-las mais divertidas. Ela aceitou e, ao fazer as tirinhas, foram percebendo que os desenhos faziam mesmo muito sucesso. O convite foi o pontapé para a parceria concretizada no livro.

Com o projeto pronto em formato digital, a dupla apresentou o trabalho à Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), que confiou na ideia e comprou os primeiros mil exemplares, viabilizando financeiramente a produção de novas edições destinadas ao público geral. Para adquirir o livro, basta fazer o pedido pelo e-mail familiaemtiras@gmail.com.br . Aos moradores de Pernambuco, já é possível encontrar o “Medicamento não é brinquedo”, em algumas livrarias.

*****

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

 

Leia também