Avião com crianças - Arquivo Pessoal
Avião com crianças - Arquivo Pessoal| Foto:

Uma viagem de avião com crianças pode parecer muito divertido para os pequenos, mas ao mesmo tempo uma grande preocupação aos pais. Especialmente nos vôos longos, muitos ficam receosos – e ansiosos – de como as coisas vão acontecer, especialmente se forem bebês.

Porém, com uma dose de preparo, a experiência pode ser mais fácil, e a viagem de avião com crianças ser mais tranquila do que os pais temem. Para ajudar, aqui vão algumas dicas bem práticas e úteis que com certeza farão a diferença:

1. Vá sem expectativas, e se possível descansada(o): não tem como achar que pode ser melhor ou não, mas o fato é que ficar sentado por horas no avião pode ser simplesmente chato, e se prepare para isso, que de verdade, fica mais fácil. Além disso, o vôo sempre é mais cansativo aos pais ou adultos responsáveis, então, procure descansar bem antes se for possível (é desafiador, porque nas vésperas da viagens a rotina geralmente é mais corrida), mas procure tempo para isso, e assim estar mais disposto para cuidar e ajudar os pequenos.

 

 

Siga o Blog no Instagram @turismoemfamiliablog e acompanhe mais dicas de viagens e destinos no Brasil e no Mundo!

 

2. Nunca fique sem comida: Em época de vôos que nem sempre tem serviço de bordo, ter uma bolsa ou mala com comidinhas faz toda diferença. Leve alimentos que seus filhos gostem, desde que industrializados, para evitar de serem jogados fora na passagem pelo Raio-X. Mas mesmo estes podem ser inclusive opções saudáveis, ou então é a hora de liberar o que nem sempre se come. Biscoitos, salgadinhos, frutas secas, o que vocês mais gostarem. Leve um tanto equivalente ao vôo que vocês vão e claro, não deixe comer tudo no início da viagem, mas inclusive faça surpresa do que vai ser a cada lanche, ajuda demais!

Se for bebê, você pode inclusive levar uma quantidade de água e leite em pó para o voo, e não hesite em amamentar, isso inclusive ajuda as crianças que podem ter dor de ouvido por conta da pressão e deixá-las mais calmas.

3. Leve brinquedos pequenos, sem barulho, e se possível, novidades: A viagem de avião com crianças pode se tornar um evento, e inclusive ser mais divertida se a criança ter uma novidade em mãos. Um novo livro ou algo que dê para brincar no pequeno espaço. Porém, é claro que ela pode aproveitar outros itens próprios, e entre boas sugestões temos massinha, livros de passatempos e de colorir, jogos de cartas, carrinhos e bonecas pequenas… a mesinha do avião vira o que vocês imaginarem! Ainda assim, se preferirem, eu sou a favor de usar tablets e celulares com moderação, e você pode fazer downloads de alguns joguinhos e desenhos favoritos para os viajantes mirins assistirem no vôo.

4. Peça ajuda: especialmente se você estiver sozinha com uma criança, talvez você precise pegar algo em um compartimento de bagagem e a criança está chorando, ou quaisquer situações que não sejam confortáveis. Se alguém puder fazer algo, não faça tudo sozinha(o). Inclusive você não precisa pedir para um comissário pegar seu filho no colo por exemplo para você resolver algo, pode ser o inverso, já que uma criança que chora geralmente prefere os pais a estranhos. Pode até demorar mais, mas peça para a outra pessoa pegar o que você precisa, ou te auxiliar de alguma maneira. Outros passageiros são solícitos e ajudam também!

5. Esqueça possíveis olhares e se concentre na criança: Uma viagem de avião com crianças a chance de ter momentos de medo, choro ou dificuldades é real, e se isso acontecer, e você ver olhares em vocês, esqueça o seu redor e se concentre em sua família. Você obviamente não queria que a criança estivesse chorando ou até gritando. Acalme a criança, leve o tempo que precisar, e sim, pode ser que alguém que só reclama apareça ali reclamando também. Desconsidere, e faça o que você sabe ser certo.

6. Diurno ou noturno, escolha o vôo que é melhor para você: Cada família sabe que tipo de vôo é melhor, considerando o entretenimento de bordo, se a criança dorme bem ou não, então voe da forma que você acha que será melhor. Em um primeiro teste, eu escolheria o noturno, porque os pais provavelmente vão dormir mal (ou não dormir nada), mas os pequenos acabam dormindo. Por isso, como disse na primeira dica, se prepare para isso, e leve numa boa, escolha a opção que você sabe que será a melhor para todos.

 

Veja também no Blog do Sempre Família: Seleção de Artigos e Acessórios que ajudam bastante em Viagens em Família

 

7. Curta o momento com seus filhos (ou netos, sobrinhos e por aí vai): uma viagem de avião com crianças pode ser um momento único de conexão que não temos na rotina do dia a dia. Aproveite para brincar, se divertir entre refeições, contem histórias, façam uma lista de ideias e coisas pra fazer no avião, conversem, riam… vocês terão que passar esse tempo ali mesmo, porque não estar presente? Vocês podem fazer desse momento algo único para a memória de todos!

Ficou mais fácil de encarar a viagem de avião com crianças? Espero que sim, e não esqueça também de conferir as documentações necessárias, possíveis vacinas e todos os procedimento exigidos das cias áereas, imigração, bagagens, etc. Fora isso, aproveitem que o destino com certeza trará grandes lembranças. Boa Viagem!

Vai viajar? Acompanhe as dicas para famílias no Instagram @turismoemfamiliablog ou no pinterest.com/turismoemfamilia e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos!

Reserve sua Hospedagem no Booking.com e alugue um Carro com até 30% de desconto no Rent CarsVocê também tem 5% usando o cupom TURISMOEMFAMILIA no Seguros Promo

Deixe sua opinião