Three pupils of primary school go hand in hand. Boy and girl with school bags behind the back. Beginning of school lessons. Warm day of fall. Back to school. Little first graders.
Three pupils of primary school go hand in hand. Boy and girl with school bags behind the back. Beginning of school lessons. Warm day of fall. Back to school. Little first graders.| Foto:

Fevereiro é aquela história: o fim das férias tira os nossos filhos da zona de conforto. Ou a maioria deles, já que poucos pais têm o hábito de incentivá-los a algum curso ou estudar durante o verão, prática que seria ótima para os nossos jovens.

Mas esse não é o caso. No regresso, é importante que os responsáveis busquem uma readaptação saudável para que tudo transcorra da melhor forma. O trânsito, novos horários para acordar e até mesmo a lancheira são itens importantes a considerar para que os pequenos estejam com tudo em dia para render em sala de aula.

A expectativa na maioria das cidades é que o fluxo de carros aumente em até 30%, complicando um pouco mais as coisas nos horários de pico. Aí sempre vale o lembrete: as crianças aprendem pelo exemplo, então tenha empatia no trânsito. Sair de casa com 10 a 15 minutos de antecedência pode ajudar a evitar imprevistos. Para isso, deixar o uniforme preparado, o café da manhã o mais prático possível e evitar a “soneca” dos pequenos na hora de levantar ajuda a ganhar tempo.

O sono precisa de readaptação, já que a maioria dos jovens adora passar mais tempo acordada do que deveria nas férias. Por isso, para regular os horários comece a colocar seu filho na cama cada dia um pouco mais cedo, para que no dia seguinte ele acorde mais próximo ao horário da aula. O processo tende a se normalizar com o avançar das aulas, mas o pai precisa ficar de olho nessa rotina.

Na hora do lanche, deixe o seu filho ajudar nos primeiros dias a montar a lancheira. Assim, ele começa a criar independência e se acostuma com a ideia. É legal fazer isso na noite anterior, mas é claro: escolhendo o que ele pode levar ou não a partir de uma lista saudável, evitando o consumo excessivo de produtos com muito açúcar ou gordura. Frutas e sucos são ótimas opções!

Por fim, praticar a empatia é algo excelente. Evite parar em fila dupla na frente das escolas, seja compreensivo com os “pais de primeira viagem” e dedique um tempinho a mais à despedida dos pequenos nas primeiras semanas, ainda mais se ele estiver ingressando em uma nova escola. Boa volta às aulas!

Deixe sua opinião