Nosso mundo segue em frente graças ao amor materno
| Foto:

Dentro do contexto educacional, sempre pensamos e enfatizamos o papel da mãe como ser humano. É impossível não reconhecer e creditar a elas todo o processo educacional de uma criança.

Nas escolas, nós sabemos que sim, todas as primeiras habilidades do desenvolvimento humano estão com suas mães.

São elas quem realizam, dentro do ventre e mesmo depois, todas as demandas desta criança. Desde a definição de horários para as mamadas, as trocas de fraldas e roupas, já estipulando para a criança os limites que ela seguirá na vida inteira.

Como educadores, contar com a mãe na educação das crianças dentro da escola é simplesmente maravilhoso!

Ela é primordial na vida pedagógica da criança, atuando no processo de trabalhar em casa a continuidade do processo educativo iniciado na escola. Para uma educação eficaz, é preciso validar e complementar as lições de casa e as falas e demandas da professora.

Não tem como deixar de avaliar este ser humano como a ponte entre o saber e o praticar. Entre o social e individual.

Quando uma mulher engravida, ela se torna mãe. Abre mão de seus planos por determinado tempo para sonhar o sonho de ser mãe.

Este acontecimento abre nuances maravilhosas dentro dela como ser humano: atender o filho antes de si. Alimentar o filho antes de si. Vestir e prover o filho antes de si. Passar as noites em claro se for preciso… Orar por tempo indeterminado em favor de alguém.

Nesta semana, vamos reconhecer e homenagear estes seres humanos especiais: as mães. E reconhecer que nosso mundo persiste por causa elas. Que a vida segue em frente por elas terem coragem de gerir outro ser humano. E, principalmente, por elas plantarem em todos nós a semente do amor incondicional, sentimento que precisamos resgatar em toda a sociedade.

Deixe sua opinião