Dom Leonardo Steiner, o secretário geral, e dom Sergio da Rocha, presidente da CNBB (foto: Agência Brasil).
Dom Leonardo Steiner, o secretário geral, e dom Sergio da Rocha, presidente da CNBB (foto: Agência Brasil).| Foto:

Durante sua 56ª Assembleia Geral, que começa nesta quarta-feira (11/04) e vai até o dia 20 de abril, a CNBB vai abrir espaço para a discussão sobre as denúncias envolvendo o uso do dinheiro de fiéis para financiamento de uma ONG promotora do aborto, além de outros escândalos envolvendo a instrumentalização política de eventos e estruturas religiosas. Os casos ganharam repercussão nacional depois dos fulminantes vídeos divulgados nas redes sociais pelo Bernardo Pires Küster e pelas investigações feitas pelo apostolado Paraclitus, que detém uma das maiores páginas católicas no Facebook.

Quem falará aos bispos será um dos leigos mais atuantes no país em praticamente todas as lutas pró-vida e pró-família dos últimos anos, o professor Hermes Rodrigues Nery, presidente do Movimento Legislação e Vida e ligado à Associação Nacional Pró-Vida e Pró-Família.

Assista ao vídeo de Bernardo Küster sobre o perfil de dom Leonardo Steiner, o homem mais poderoso da CNBB

O Blog da Vida falou com Nery e, segundo ele, o presidente da CNBB, cardeal dom Sérgio da Rocha, confirmou que abrirá espaço para o professor fazer um pronunciamento. “Na ocasião será entregue farta documentação das denúncias feitas. O que os leigos querem é maior transparência das contas financeiras e compromisso efetivo com a sã doutrina católica”, disse Nery.

Não se sabe até o momento se essa apresentação será feita para todos os bispos ou apenas para uma comissão, mas também será solicitada uma posição oficial dos bispos sobre tudo o que foi denunciado. Nery afirma também que há a ideia de se criar um grupo de trabalho formado por leigos que mantenha um canal direto com os bispos para tratar das polêmicas recentes. “Há bispos muito bons que querem isso, querem comunicação, mas querem que seja uma diálogo sereno e que renda frutos”.

Em todos os dias da 56ª Assembleia Geral, que ocorre em Aparecida, haverá coletivas de imprensa nas quais – espera-se – os bispos relatem o que foi discutido entre eles. O Blog da Vida assistirá a todas elas e contará aqui tudo o estiver relacionado às denúncias.

*****

Sobre a CNBB e aquilo que há para se lamentar sobre ela, leia também:

***

Curta a página do Blog da Vida no Facebook

 

Deixe sua opinião