Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
A Cidade do Panamá está na 4ª posição. (foto: divulgação).
A Cidade do Panamá está na 4ª posição. (foto: divulgação).
Ranking

As 10 melhores cidades para se viver na América Latina

Há três brasileiras na lista, mas são nossos vizinhos que dominam o top 3

Todos os anos, a consultora Mercer elabora uma lista das cidades com melhor qualidade de vida do mundo. O ranking de 2016, que inclui 230 cidades, é elaborado a partir de dez variáveis, como o entorno social, político, econômico e cultural e os serviços de saúde e educação e a disponibilidade de bens de consumo.

Na lista da Mercer constam cidades do mundo todo e a cidade latino-americana mais bem colocada é Montevidéu, na 78ª colocação. Quando o recorte feito é por cidades desse continente sócio-econômico, temos como resultado a lista abaixo:

 

  1. Montevidéu, Uruguai

bigstock-Plaza-Independencia-On-Montevi-56369228

A capital uruguaia ocupa desde 2006 o lugar mais alto do pódio das cidades com maior qualidade de vida da América Latina. A sua população é de 1,3 milhão de habitantes – um pouco menos que Goiânia ou Belém. Suas praias, atrativos históricos, cassinos e casas noturnas atraem quinhentos mil turistas por anos. A cidade ficou em 78º lugar no ranking mundial da Mercer.

 

  1. Buenos Aires, Argentina

bigstock-Buenos-Aires--December-----113204276

Ocupando a 93ª posição do ranking geral, a capital argentina é, depois de São Paulo, a segunda maior área metropolitana da América do Sul. A cidade natal do papa Francisco tem uma população de 2,8 milhões de habitantes, o equivalente a Brasília, e é reconhecida como um dos principais destinos turísticos do continente. Em 2015, a Universidade de Buenos Aires foi eleita pelo QS University Rankings a melhor da América do Sul.

 

  1. Santiago, Chile
2d9919f5-7600-43c2-adde-ee7afd32b383
Foto: Wikimedia

Espremida entre a Cordilheira dos Andes e o Oceano Pacífico, Santiago já foi classificada pela revista Fast Company como a cidade mais inteligente da América Latina – isto é, mais inovadora, limpa e eficiente. Sua população, de 6,1 milhões de habitantes, é um pouco menor que a da cidade do Rio de Janeiro. A capital chilena, que ficou em 94º lugar no ranking geral da Mercer, tem a maior malha metroviária da América do Sul. O Chile é o país menos corrupto do subcontinente.

 

  1. Cidade do Panamá, Panamá
Divulgação.
Divulgação.

Uma das mais antigas cidades do continente americano, a Cidade do Panamá foi fundada em 1519 e reconstruída em 1673, depois de ser incendiada por piratas. Ultimamente, desde 1999, quando o Panamá alcançou, com a saída das tropas dos Estados Unidos do país, sua total soberania, a capital panamenha tem recebido muitos imigrantes e se desenvolvido rapidamente, a ponto de ter recebido o apelido de “Dubai latina”. Ficou em 96º lugar no ranking mundial e sua população de 880 mil habitantes, é um pouco maior que a de Natal.

 

  1. San José, Costa Rica
Teatro Nacional, em San Jose (foto: divulgação)
Teatro Nacional, em San Jose (foto: divulgação)

Posicionada em 105º lugar no ranking mundial, a capital costarriquenha é o aglomerado urbano com o ar mais limpo da América Central e o principal destino turístico de sua parte continental. A Universidade da Costa Rica, localizada na cidade, é a melhor da América Central.

 

  1. Brasília, Brasil
Foto: Wikimedia
Foto: Wikimedia

Logo em seguida, em 106º lugar no ranking geral, está a capital brasileira. Atualmente com 2,8 milhões de habitantes, a cidade foi fundada em 1960 pelo presidente Juscelino Kubitschek. É a maior cidade do mundo entre as construídas no século XX. A história de seu planejamento, porém, é antiga e já José Bonifácio, em 1823, se referia a uma hipotética futura capital do país como “Brasília”. A cidade recebe anualmente cerca de um milhão de visitantes.

 

  1. Monterrey, México
Foto: divulgação
Foto: divulgação

Em 108º lugar no ranking geral, Monterrey tem 1,4 milhão de habitantes, o equivalente a Goiânia. Localizada no nordeste mexicano, é uma cidade moderna e desenvolvida, centro industrial do país, mas cercada de atrativos naturais. Sua renda per capita é a maior do México e a segunda maior da América Latina.

 

  1. Assunção, Paraguai
Divulgação
Divulgação

Fundada em 1539, a capital paraguaia é uma das cidades mais antigas da América do Sul e tem 1,9 milhão de habitantes, o equivalente a Curitiba. Ocupa a 114ª posição no ranking mundial da Mercer. É a cidade mais barata do mundo para estrangeiros.

 

  1. Rio de Janeiro, Brasil

rio-de-janeiro-1

Na 118ª posição do ranking geral, está a Cidade Maravilhosa. O Rio, que acabou de sediar os Jogos Olímpicos, tem mais de 6 milhões de habitantes e é o principal destino turístico da América Latina e de todo o Hemisfério Sul. A paisagem única da cidade, misto de montanha, mar e urbanização, é Patrimônio Cultural da Humanidade. A Universidade Federal do Rio de Janeiro é a melhor universidade federal do país.

 

  1. São Paulo, Brasil
Foto: Bigstock
Foto: Bigstock

A cidade mais populosa do continente americano ocupa a 121ª posição do ranking mundial. Fundada em 1554 por padres jesuítas, a capital paulista é o principal centro financeiro, corporativo e mercantil da América do Sul e uma cidade influente nacional e internacionalmente.  É a cidade que mais recebe eventos internacionais na América e possui o maior sistema metroviário do Brasil e a maior frota de helicópteros do mundo. O Hospital Israelita Albert Einstein, o melhor da América Latina, fica na cidade.

*****

Recomendamos também:

As 10 melhores pequenas cidades do Brasil para se viver

As 10 melhores grandes cidades do Brasil para se criar os filhos

As 20 melhores cidades de São Paulo para se viver

***

Curta nossa página no Facebook e siga-no no Twitter.

25 Comentários
  1. Na verdade, não acredito que no Brasil atualmente seja ou esteja em boas condições de vida, ou mesmo de viver. Com o aumento da corrupção, da violência, da marginalidade, assassinatos aos turistas, aos descasos dos políticos com a segurança, com a saúde é a educação, tem ficado a cada dia mais difícil sobreviver aqui nesse país. Onde só os corruptos dos políticos ladrões recebe aumento de salário onde eles mesmos promovem, enquanto isso, tudo aumenta absurdamente, sempre constante, e infelizmente os brasileiros faz de conta que nada ver, nada sabem, nada ouvem!!! Países como EUA, JAPÃO, E OUTROS PAÍSES, já fizeram uma declaração aos seus cidadãos que deixem de planejar turismo ao Brasil, pois está muito violento!!!
    ACORDA BRASIL!!!
    ACORDA BRASILEIROS!!!

  2. Que Brasília é a melhor cidade para se viver do país (entre as capitais), isso eu já sabia há muito tempo ! Desde do começo do século 21 que o Instituto Mercer e o IBGE colocam a cidade de Brasília no topo das mais desenvolvidas e com melhor qualidade de vida do país … afinal é a única grande cidade brasileiro que ainda preserva planejamento urbano e organização !

    O estranho é que na mesma Mercer, a cidade Brasília é a 4° melhor cidade para se viver na américa latina, ou esse site está errado ou Brasília caiu nas pesquisas.

    O estranho dessa lista é, São Paulo e Rio de Janeiro estarem entre as 10 melhores da AL já que nem no ranking nacional estão entre as 5 melhores do país para se viver ! Faltou Vitória / ES e Florianópolis / SC que estão bem a frente dessas duas cidades no fator … qualidade de vida !

  3. Acho que quem fez esse ranking não conhece nenhuma dessas cidades, São Paulo é um dos piores lugares para se viver, Transito,segurança são os piores. Rio de Janeiro inferno disfarçado de cidade. Brasília, caos total, clima ruim,crescimento desordenado, cercada de favelas, miséria acerca Brasília. Assunção no Paraguai? isso é brincadeira neh?

    • O que que o fator CLIMA tem haver com qualidade de vida ? Não se mede qualidade de vida através de clima seu imbecil !
      Qualidade de Vida é um conjunto de fatores como IDH, SERVIÇO PÚBLICO, RENDA PER CAPITA , INFRA-ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO !

      Clima não é fator de nada ! Cada cidade, região, país tem um clima diferente e que pode se alterar facilmente modificado com o tempo.
      Brasília um caos ? Cercada de Favelas ? kkkkk … só pode ser louco … NÃO EXISTE FAVELA EM BRASÍLIA ! Em algumas cidades satélites do DF, até existem. Miséria acerca Brasília ? Meus Deus, onde a renda da população é a maior disparada do Brasil ! Vc deve tá confundindo com o ENTORNO de Brasília, que nem é DF , é GO e MG.

  4. Matéria zero de credibilidade. Excluir Medellin da lista é uma ofensa e das grandes. A cidade inovou horrores nos últimos anos. E Buenos Aires é um saco. Coitado de quem vive lá. Montevideu é uma cidade linda e charmosa. Brasilia foi pessimamente planejada para as pessoas, tendo um índice de suicídio absurdo.

  5. O Rio ultimamente ta virou um cidade parecendo Caracas na Venezuela só que Governado por Pezão Maduro Saques,homicídios sem controle na favelas e presidios ate parece que existe um estado islâmico so que chamado comando vermelho que manda na cidade o Rio só tem paz na semana de carnaval pois os traficantes descansam pra sambar e patrocinar as escolas de samba que recebem dinheiro da governo falido que não paga hospitais,servidores públicos da saúde e policias “Rio Welcome to hells”

  6. Eu fiz uma busca no Google pelas cidades com maiores qualidade de vida pra se viver na América Latina, aí aparece Rio é São Paulo é Sério? Eu acho q são belos destinos turísticos, mas as estatísticas alarmates d homicídios, assaltos, entre outros dizem ao contrário

Leia também