Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Crédito: Bigstock.
Crédito: Bigstock.
Saúde

Aprenda como doar leite materno

Como retirar? Onde doar? O que fazem com o leite? Um guia básico para mães em fase de amamentação

Mães de primeira viagem podem ficar cheias de dúvidas quando o bebê passa a mamar menos ou quando a produção de leite do próprio corpo é maior do que aquilo que o filho costuma consumir. Afinal, o que fazer com o leite materno que “sobra” no peito?

Doar é sempre uma boa opção. Há bancos de leite espalhados por todo o país e, para facilitar a vida das mães, muitos deles funcionam dentro das maternidades. Alguns locais disponibilizam até funcionários para buscar o leite retirado na casa das doadoras.

Ao chegar a esses bancos o leite é pasteurizado, ou seja, exposto a temperaturas altas, mas inferior ao seu ponto de ebulição, e em seguida submetido a resfriamento súbito. O processo elimina possíveis microrganismos nocivos. Depois de pronto ele é destinado a bebês internados em UTIs neonatais ou prematuros.

Quem pode doar?

Há critérios mínimos seguidos pelos bancos de leite para uma mãe se tornar doadora. É preciso, por exemplo, apresentar exames recentes comprovando estar em boa saúde, não fumar, não tomar remédios prejudiciais ao leite, não consumir álcool e muito menos drogas ilícitas.

Como retirar o leite? 

A retirada do leite do peito materno pode ser feita com bombas elétricas disponíveis em alguns bancos de leite, mas a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda o modo manual que seria o mais seguro para evitar contaminações. Nesse caso, o leite pode ser retirado do peito em casa mesmo.

A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano faz a seguintes recomendações para o momento da retirada do leite:

– Escolha um lugar limpo, tranquilo e longe de animais;
– Prenda e cubra os cabelos com uma touca ou lenço;
– Evite conversar durante a retirada do leite ou utilize uma máscara ou fralda cobrindo o nariz e a boca;
– Lave as mãos e os antebraços com água e sabão e seque em uma toalha limpa.

Como armazenar?

Após retirado, guarde o recipiente onde está o leite dentro de um congelador ou de um freezer. Na próxima vez que for retirar o leite, utilize outro recipiente esterilizado e, ao terminar, acrescente este leite no frasco que está no freezer ou no congelador.

O leite pode permanecer congelado por até 15 dias.

Veja a lista de todos os bancos de leite pertencentes à Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano.

Leia também