Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Bigstock
Bigstock
Religião

América de fé: saiba quais são os estados mais religiosos dos Estados Unidos

A pesquisa utilizou como parâmetro a frequência aos cultos, crença em Deus, regularidade da oração e a importância da religião na vida da pessoa, segundo ela mesma.

O Mississipi, o Alabama e outros estados do sul estão entre os estados mais religiosos dos Estados Unidos, enquanto New Hampshire e Massachusetts estão entre os menos devotos, segundo um estudo do Pew Research Center.

A pesquisa utilizou como parâmetros quatro critérios para determinar a religiosidade de uma população: frequência aos cultos, crença em Deus, regularidade da oração e a importância da religião na vida da pessoa, segundo ela mesma.

O ranking entende como “altamente religiosos” adultos que reportaram um comportamento altamente observante em ao menos dois desses quatro critérios, ou seja, frequência pelo menos semanal ao culto, oração ao menos diária, crença em Deus com absoluta certeza e ver a religião como muito importante para si, sem reportar baixo nível de observância nos outros dois.

Confira os dez estados mais religiosos, acompanhados da porcentagem de adultos “altamente religiosos”, segundo a pesquisa:

  1. Alabama (77%)
  2. Mississipi (77%)
  3. Tennessee (73%)
  4. Louisiana (71%)
  5. Arkansas (70%)
  6. Carolina do Sul (70%)
  7. West Virginia (69%)
  8. Oklahoma (66%)
  9. Georgia (66%)
  10. North Carolina (65%)

No fim da lista, Massachusetts e New Hampshire pontuaram 33% de adultos “altamente religiosos”.   Se analisarmos cada critério, descobrimos Utah à frente na frequência a cultos, com 54% da população adulta participando ao menos semanalmente das celebrações. Os outros três critérios são liderados por Alabama e Mississipi.

Mapa dos EUA. Os estados em tom de azul mais escuro são os mais religiosos. Os mais claros, os menos religiosos.
Mapa dos EUA. Os estados em tom de azul mais escuro são os mais religiosos. Os mais claros, os menos religiosos.

USA religion - list

Colaborou: Felipe Koller

Com informações de Pew Research.

 

Leia também