Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
collage-luto à luta
Defesa da Vida

Almofadas ilustram o sentimento de casais que passaram pela perda gestacional

Campanha pretende levar conforto e amparo a quem passa por uma dor difícil de explicar e com a qual muita gente não sabe lidar

Para conscientizar a sociedade sobre a importância do reconhecimento do luto após a perda de um filho durante a gestação ou após o nascimento, a psicóloga Larissa Rocha Lupi, do grupo “Do Luto a Luta: apoio à perda gestacional e neonatal”, juntamente com a criadora do blog Família em Tiras, aqui do Sempre Família, Julianna Rodrigues, criou uma campanha muito especial. A ideia foi transformar frases ditas por casais que passaram pela situação de perda de um filho nessas condições, em almofadas ilustradas.

“Poucas pessoas conseguem ter um olhar empático e reconhecer o luto dessas famílias. Pensando nisso, queríamos externar a vontade de abraçar essas pessoas  e mostrar que entendemos a dor delas. Resolvemos, então, transformar essas ilustrações em um produto que trouxesse conforto e amparo, e veio a ideia de fazer almofadas”, explica Julianna.

almofada-vida-valor-familia-em-tirasA parceria entre as duas profissionais começou a mais de um ano quando, conhecendo o trabalho do Família em Tiras, Larissa convidou Julianna para criar uma série de tirinhas pscioeducativas que pudessem orientar profissionais da área de saúde, familiares e amigos sobre como é vivenciada a perda gestacional e como seria ideal vivenciar.  No início de 2016 novamente as duas se juntaram para a sensibilização dos cuidados paliativos no atendimento aos casais que sofrem a perda, com o objetivo de mostrar que é possível um atendimento atencioso e acolhedor nesse momento. Agora, as almofadas chegam para reforçar o tema e serem mais um caminho para o cuidado com essas famílias.

As frases que estampam as almofadas nasceram a partir de um exercício realizado em um encontro presencial do grupo “Do Luto a Luta: apoio à perda gestacional e neonatal”, com as pessoas que se sentem diretamente afetadas por essa situação de perda. Os casais disseram frases sobre o tema para sensibilizar a sociedade da importância do reconhecimento desse luto. Diante da sensibilidade do que ouviu naquele dia, Larissa procurou por Julianna para que juntas pudessem transmitir por meio de imagens todo o sentimento daquelas pessoas.

Os produtos podem ser adquiridos no site Touts. Confira abaixo algumas ilustrações:

almofada-dor-existe-familia-em-tiras almofada-filho-não-nasceu-importante-familia-em-tiras almofada-melhor-escutar-familia-em-tiras almofada-o-tempo-que-precisar-familia-em-tiras

almofada-dor-diminui-familia-em-tiras

*****

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-no no Twitter.

 

Leia também