Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Alemdatela_Capa_Blog
262714_570437829640204_355869860_n
André Brandalise

Além da Tela

Todo filme tem mais do que imagens para nos mostrar

Viva – a vida é uma festa

A importância da família e de conhecê-la

Divulgação
Divulgação

A Pixar nos traz mais uma bela animação com uma grande mensagem sobre a importância da família e sua história.

Sinopse:  Inspirada nas tradições, culturas e no povo do México, a animação traz Miguel, um menino de 12 anos que sonha em ser um famoso músico, mas para isso, ele precisa lidar com sua família que não concorda com a ideia. Para virar o jogo, Miguel acaba desencadeando uma série de eventos ligados a um mistério de 100 anos, gerando uma extraordinária reunião familiar.

O filme toma como base a tradição de alguns países da America Latina em celebrar el dia de los muertos. As origens da celebração do Dia dos Mortos podem ser encontradas nas antigas culturas indígenas das Aztecas, Mayas, Purepechas, Nahuas e Totonacas, que durante 3 mil anos fizeram rituais dedicados a seus antepassados ​​coincidindo com essas datas. Portanto, não se trata de uma celebração cristã e não deve ser confundida como tal, ainda que existam algumas semelhanças entre a tradição latina e a celebração do Dia de Finados.

Com esta animação a Pixar destaca a importância da família na vida de cada um, e ao mesmo tempo, a necessidade de se conhecer a história de sua família. Essa deveria ser uma pergunta a ser feita por todos: Qual a história de meus pais/avós/bisavós/tataravós?

Conhecer a história de seus ascendentes, as tradições de família, as origens dos sobrenomes, ajuda a manter vivo o relacionamento familiar e a dar importância aos mais velhos, a conhecer grandes histórias familiares, dar a relevância merecida aos esforços de nossos antepassados. Aos que são descendentes de imigrantes, que tal saber quando chegaram os primeiros de sua família no Brasil, sob que condições e motivações?

É claro que não se pode viver apenas do passado, devemos olhar para a frente porque é para frente que se anda, mas a história de cada um na linha familiar antes de você ajudou a te gerar, sejam por erros ou acertos. Não conhecer estes fatos da anteriores de sua família, é relegar ao esquecimento o nome e a história de tantos, de certa forma apagado-os do tempo.

O filme acerta muito neste aspecto e há uma importante lição a ser aprendida. E agora só nos resta dar uma de Indiana Jones e buscar a história de nossas famílias. Já pensou nisso?

Curta e acompanhe a página do Além da Tela no facebook.

Nota:

4

Ficha técnica:

Gênero: Animação
Direção: Adrian Molina, Lee Unkrich
Roteiro: Adrian Molina, Jason Katz, Lee Unkrich, Matthew Aldrich
Elenco: Alanna Ubach, Alfonso Arau, Ana Ofelia Murguía, Anthony Gonzalez, Benjamin Bratt, Blanca Araceli, Carla Medina, Cheech Marin, Dyana Ortelli, Edward James Olmos, Gabriel Iglesias, Gael García Bernal, Herbert Siguenza, Jaime Camil, John Ratzenberger, Lombardo Boyar, Luis Valdez, Natalia Cordova-Buckley, Octavio Solis, Renee Victor, Salvador Reyes, Selene Luna, Sofía Espinosa
Produção: Darla K. Anderson
Duração: 109 min.
Ano: 2017
País: Estados Unidos
Classificação: livre

Trailer

Por

Comentários

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Leia também