Divulgação
Divulgação| Foto:

Todo filme de sucesso deve ter alguns elementos para conseguir a empatia do espectador: personagens cativantes, roteiro bem escrito, boa trilha sonora e fotografia adequada. Os Guardiões da Galáxia tem tudo isso e algumas coisas a mais, além de ser o filme mais divertido já produzido pela Marvel Studios (e um dos mais empolgantes que assisti).

Desde que o primeiro trailer (que você pode conferir no final do texto) saiu ficou a impressão de que o filme inteiro seria uma piada, que não se levaria a sério, mas o que vi foi uma produção que se levou muito a sério em trazer ótimos momentos de comédia combinados com ação, aventura e drama. Como se baseia em personagens de quadrinhos que não são tão conhecidos e cultuados como Capitão América, Hulk, Thor, etc, o estúdio pôde arriscar sem o medo de sofrer críticas de fãs enlouquecidos. E deu muito certo.

O personagem principal, Peter Quil, é um canastrão semelhante ao clássico Han Solo de Star Wars, que usa um walkman (sim, aqueles que muitos usaram antes de ficar obsoleto) para ouvir uma ótima trilha sonora de sucessos escolhidas a dedo pela sua mãe. Adultos e crianças passam a gostar de Star Lord (como ele se intitulou) pelo seu jeitão e por seus momentos cômicos

A dupla Rocket Racoon e Groot é brilhante. Ver que um guaxinim e uma árvore ambulante que sabe falar apenas “eu sou Groot” são tão cativantes para adultos e crianças (principalmente as crianças), foi uma grata surpresa neste filme. Ao mesmo tempo que apresentam vários momentos cômicos, são deles as mais emocionantes cenas.

Os personagens Gamora e Drax não tem o mesmo carisma dos anteriores, mas fazem bem seu papel e não prejudicam o roteiro.

“Então aqui estamos: um ladrão, dois bandidos, uma assassina e um louco. Mas não vamos ficar esperando o mal apagar a galáxia. Eu acho que nós estamos presos juntos, parceiros.”

(Peter Quill … ou Star-Lord)

E o que podemos aprender com este filme? Os cinco principais personagens apresentam, de forma geral, problemas durante a sua vida que os fizeram tomar a decisão de seguir o caminho da marginalidade, movidos por raiva, vingança, ódio ou apenas comodismo. Cada ação egoísta ou violenta é fruto desta decisão. 

Durante o filme vemos que cada um é colocado à frente de si mesmo em que passa a se questionar qual a atitude que tomará diante dos grandes problemas que aparecem em sua frente: escondo-me e tento me proteger, ou enfrento e tento ajudar os outros? Para quem sempre teve uma visão egoísta e sem se importar com os demais, esta encruzilhada poderá ser uma grande mudança de vida.

Os personagens passam por esta encruzilhada e tomam uma decisão, mudando as realidades e a vida deles, e nós podemos fazer o mesmo todo dia, pois a cada momento somos provados, de alguma maneira.

Você poderá assistir o filme apenas como diversão, e não estaria errado por isso, afinal, trata-se do filme mais divertido (já falei isso? Bom, é que é verdade mesmo) já lançado pela Marvel Studios até hoje. Todos os detalhes do filme foram muito bem pensados, trabalhados de forma a cativar seu público. Desde o início você vai conhecendo e se importando com os personagens, com suas dores e alegrias, e acaba rindo muito com as piadas (várias, diga-se de passagem) lançadas no decorrer das cenas, mesmo quando entrelaçadas com cenas de ação (que também são muitas).

E também poderá colocar um tempero e pensar nas suas decisões diante das encruzilhadas da sua vida, e seria algo muito interessante de se conversar com as crianças que vão assistir.

Um filme para se ter em casa para ser visto sempre que se quiser uma boa diversão, com bastante pipoca.

Atenção: veja até o final dos créditos porque tem cena extra.

Nota:

4,5

Sinopse: Peter Quill (Chris Pratt) rouba uma esfera desejada pelo vilão Ronan. Devido ao furto, passa a ser procurado por vários caçadores de recompensas. Na tentativa de escapar, une-se a quatro personagens: Groot, uma árvore humanóide (dublada por Vin Diesel), Gamora (Zoe Saldana), o texugo Rocket Racoon (com voz de Bradley Cooper) e Drax, o Destruidor (Dave Bautista). O personagem principal descobre que a esfera roubada possui um poder capaz de transformar o universo e passa a proteger o objeto para salvar o futuro. O longa é baseado nas HQs da Marvel.

Ficha Técnica:

Gênero: Ação
Direção: James Gunn
Roteiro: Chris McCoy, Nicole Perlman
Elenco: Benicio Del Toro, Bradley Cooper, Chris Pratt, Dave Bautista, Djimon Hounsou, Emmett Scanlan, Glenn Close, John C. Reilly, Karen Gillan, Laura Haddock, Lee Pace, Melia Kreiling, Michael Rooker, Ophelia Lovibond, Peter Serafinowicz, Vin Diesel, Zoe Saldana
Produção: Kevin Feige
Trilha Sonora: Tyler Bates
Distribuidora: Hughes Winborne / Walt Disney Pictures
Estúdio: Craig Wood / Marvel Enterprises / Marvel Studios
Classificação: 12 anos

Trailer

Deixe sua opinião