
Como lidar com alguns traumas ou mesmo tratar a dor emocional? Um trauma pode ser perceptível em uma tomografia do cérebro? Essas são algumas das perguntas que a Adriana Potexki, psicóloga e autora do blog Sentimentos em Check, do Sempre Família, procura responder em seu mais novo livro “Cura dos sentimentos em mim e no mundo”, relançado e agora publicado pela Editora Paulinas.
O livro, que surgiu ainda em 2012, como uma produção independente de Adriana, mescla histórias reais com conteúdo técnico, para mostrar que é possível ser curado de um trauma que pode até mesmo vir da época da infância. “Eu apresento muitas histórias reais dos pacientes que atendo em meu consultório e que permitiram a publicação delas. Com exemplos assim, fica muito fácil para o leitor entender que a cura existe”, explica.
Compreender mais sobre como os traumas afetam as várias esferas da vida humana, principalmente a afetiva e a emocional, é importante para o desenvolvimento do indivíduo. Adriana cita o fato de que um trauma pode ser desde uma grande catástrofe até algo que parece pequeno, como presenciar a briga dos pais na infância. Por isso é necessário entender como o cérebro age nessas situações e saber que o cérebro pode ser condicionável, mas as pessoas não são condicionadas, e por isso podem atuar na cura dos seus sentimentos.
O livro de Adriana Potexki está sendo vendido nas Livrarias Paulinas e também pelo site www.psicologaadriana.com.
*****
Recomendamos também:
***
Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.
As inúmeras conversas que tem em seu consultório, com os pacientes, levou Adriana a produzir um conteúdo que é de fácil entendimento do leito. Não é necessário, portanto, que se tenha vasto conhecimento técnico do assunto. De acordo com ela, não foi algo intencional, mas quando começou a receber os primeiros retornos de quem estava lendo seu livro, percebeu que estava no caminho certo. “Não tinha percebido que, de fato, os materiais sobre o assunto são feitos geralmente para os profissionais e não para aquele que está passando pelo problema”, diz a autora. Os capítulos dedicados a temas como as modificações que o trauma causa no cérebro, por exemplo, podem ser compreendidos tranquilamente por aqueles que estão sofrendo com situação.


