Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Religião

9 bíblias evangélicas que vale a pena conhecer

Cada opção de bíblia que o mercado oferece traz recursos diferentes e atende a diversas especificidades.

Há no mercado uma grande quantidade de bíblias evangélicas e escolher aquela que será utilizada para o uso no dia-a-dia pode ser difícil. São edições especiais para mulheres, homens, ministros e até algumas para o estudo em família. Cada uma delas traz recursos diferentes e atende a diversas especificidades. Com tantas opções, nós trazemos aqui uma lista com 9 sugestões para ajudar você a escolher aquela que melhor vai atender ao crescimento de sua vida espiritual. Confira:

Bíblia de Estudos Desafio de Todo Homem: a bíblia traz no decorrer de seus livros notas de rodapé e destaques em partes que falam diretamente aos homens. Além disso, conta com uma linha do tempo, roteiro para leitura e o resumo de cada livro. Como complemento, foram inseridos estudos sobre os grandes homens da Bíblia e temas como masculinidade, responsabilidade e caráter, vida sexual, carreira, etc. É produzida pela Mundo Cristão.

Bíblia da Mulher: textos curtos foram inseridos próximos de algumas passagens bíblicas para o melhor entendimento da leitora e também para que ela possa perceber a aplicação daquele assunto em sua vida. Produzida pela Sociedade Bíblica, essa bíblia traz comentários e estudos feitos por mulheres de diferentes países, faixas etárias e profissões, mas com o objetivo único de atender às áreas de interesse das mulheres. Há ainda vocabulário e mapas no final da bíblia.

Bíblia de Estudo da Reforma:  a edição é comemorativa aos 500 anos da Reforma Protestante, por isso, mostra a história de Lutero e tem artigos escritos por diversos ministros evangélicos. Cada livro da bíblia conta com uma introdução com informações sobre o autor, data e propósito, além de pensamentos de Lutero sobre aquele conteúdo. Contém ainda notas de rodapé com explicações de termos, palavras transliteradas do hebraico, aramaico ou grego e aplicações de lei e evangelho para motivar o leitor a orar. Há três ícones que auxiliam o leitor a caminhar pelas passagens bíblicas: o ícone “Trindade” sempre presente em versículos sobre o Deus Triúno; o ícone “Palavra e Sacramento” que destaca textos sobre os meios da graça divina, e o ícone “Missão” que indica passagens sobre a pregação do evangelho. É produzida pela Sociedade Bíblica do Brasil e conta ainda com cronologia bíblica, tabelas e mapas coloridos.

Bíblia de Estudo Arqueológica: produzida pela Editora Vida, todas as páginas têm impressões coloridas. Em cada livro há uma introdução com cronologia e esboço. Também há nos livros as referências cruzadas, que facilitam ao leitor compreender melhor a passagens que está lendo, ao poder observar conteúdo semelhante em outros livros bíblicos. Notas de rodapé, localização geográfica, dados culturais e arqueológicos também auxiliam o leitor a compreender melhor o conteúdo.

Bíblia da Família – Estudos de Jaime e Judith Kemp: conhecidos por sua atuação na área familiar, Jaime e Judith trazem nessa bíblia uma série de artigos que podem ser úteis aos pais e aos filhos também. Nas primeiras páginas há espaço para anotações sobre a árvore genealógica, nascimentos, casamentos e falecimentos na família. As introduções são mais curtas e há também esboços sobre os livros. É produzida pela Sociedade Bíblica Brasileira.

A Mensagem – estudo: sua principal característica é que ela não é uma tradução da bíblia, mas sim uma paráfrase. Dessa forma, o conteúdo dos livros é escrito para facilitar a leitura e compreensão. Não há introdução nos livros, e por ter duas versões (um de estudos e outra mais simples), somente a de estudos traz quadros com esclarecimentos. É produzida pela Editora Vida.

Bíblia do Ministro: produzida pela Editora Vida, ela traz instruções para cerimônias religiosas como casamentos e cultos fúnebres. No final da bíblia há a concordância (com outros textos para ajudar o leitor), as parábolas e um vocabulário. É produzida pela Editora Vida.

Bíblia de Estudo de Genebra: ela traz uma introdução para cada bloco de livros (o Pentateuco, por exemplo) e uma introdução para cada livro em separado. Ainda, essa bíblia oferece mais de 20 mil notas de estudo, notas de rodapé, concordância e cerca de 35 mapas ao longo de todo seu conteúdo. É produzida pela Sociedade Bíblica Brasileira.

Bíblia do Pregador Pentecostal: ao longo de toda a bíblia, existem esboços de sermões, com o objetivo de ser um auxílio para o exercício do ministério cristão. No total, são cerca de mil sermões elaborados pelo pastor e doutor em teologia Erivaldo de Jesus, que é filiado à Convenção Fraternal das Assembleias de Deus do Estado de São Paulo (Confradesp) e à Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB).  Um grande diferencial dessa bíblia é o Curso Básico de Teologia com 12 matérias teológicas que dão uma noção do que é a teologia e a sua importância para o crescimento espiritual, intelectual e bíblico do leitor. Outros recursos dessa bíblia são: concordância bíblica e temática, leituras para dias especiais e plano de leitura. É produzida pela Sociedade Bíblica Brasileira.

Esta lista foi elaborada com a consultoria de Dinorá da Silva, subgerente da Livraria Evangélica de Curitiba.

***

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

Leia também