Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Bigstock
Bigstock
Educação dos filhos

7 verdades para ensinar seu filho sobre ser um bom pai

Viver com amor a missão de ser pai ajudará seu filho a se preparar para essa experiência no futuro

“Ser avô é amar duas vezes”. Quem já tem netos, sabe da verdade contida nessa frase. Já os pais que ainda estão esperando para se tornarem avôs, podem aproveitar essa espera para ensinar algumas coisas importantes aos filhos. Se você é pai de menino, é através da sua experiência e postura que seu filho começará a ter uma consciência formada a respeito da paternidade. Portanto, encare essa tarefa com muito amor. Isso ajudará seu filho a se preparar para a experiência de ser pai no futuro. Quando esse momento chegar, provavelmente seu filho terá muitas dúvidas. Então, como um pai experiente, diga a ele as seguintes verdades nesse período importante da vida:

1. “O melhor presente que você pode dar aos seus filhos é amar a mãe deles”

Elogiar, ser cavalheiro e demonstrar afeto nunca é demais. Nada dá à criança um ambiente melhor do que crescer numa casa onde o pai ama a mãe incondicionalmente. Acredite, seu relacionamento com sua esposa é a âncora de sua família. E um bebê não muda isso. Para os pais solteiros, isso significa ancorar a casa em amor e respeito por todos os envolvidos na vida de seu filho, e claro, fazer o possível para ter um relacionamento cordial com a mãe dele.

2. “Este é o trabalho mais importante da sua vida”

A paternidade tem um peso enorme no desafio que é “tornar-se homem”. Por isso, dedique tempo para conversar com seu filho sobre a missão de ser pai. Fale sobre as alegrias e dificuldades, mas não esqueça de afirmar o mais importante: a paternidade é o melhor presente na vida de um homem.

3. “A educação do seu filho começa agora e você é responsável”

A questão não é “se” você vai ensinar em casa, é “o quê?” você ensinará em casa. O lar é o primeiro ambiente de aprendizado de uma criança, então coopere para que a relação familiar seja saudável e assuma essa responsabilidade.

4. “Não são apenas as mães que se relacionam com o bebê”

Os primeiros meses e anos de vida são extremamente importantes para a criança, por isso não perca a oportunidade: segure seu filho, fale, brinque, passeie e ofereça muito amor.

5. “Tudo é diferente agora”

Mas isso é uma coisa boa! Não faça seu bebê se encaixar na vida que você tem, e também não faça sua vida se encaixar ao seu bebê: construa uma nova vida em torno da ideia de família.

6. “Não faça dívidas nesse período”

O estresse financeiro pode separar uma família, então se organize e faça o possível para evitá-lo. Nenhum luxo vale o estresse da dívida. Viva dentro das suas condições e seja uma referência de segurança e estabilidade para sua família.

7. “Deixe-se surpreender”

Você pode planejar tudo o que quiser, mas entenda que esse primeiro filho certamente o surpreenderá. Então, aprenda a se divertir com ele e evite encarar de forma dramática cada situação difícil que aparecer. Respire fundo, esteja sempre ao lado de sua esposa e siga em frente.

Com informações de All Pro Dad

***

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

Newsletter Estilo de Vida

Aqui os valores fazem parte da notícia

Clique e leia
Leia também