Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Educação dos filhos

7 coisas que um filho precisa de seu pai

Além da presença física, algumas atitudes são essenciais para o bom desenvolvimento emocional de seu filho

Não há nada como o relacionamento entre pai e filho. Muitas pessoas influenciarão a vida de seu menino até a fase adulta, mas como pai, você é – ou deveria ser – o modelo mais importante para ele. Desenvolver uma relação próxima e positiva entre vocês, ajudará seu filho a se tornar uma pessoa confiante e segura. Ele precisa de você.

Confira sete coisas que um filho precisa de seu pai.

 

1. Ele precisa que você ame a mãe dele

Quando você ama sua esposa ou a mãe de seu filho, você está mostrando a ele como tratar sua mãe, suas irmãs e todas as mulheres que ele conhecerá em sua vida. Isso estabelecerá a base para os relacionamentos que ele terá mais tarde em sua vida. Se você é divorciado e o relacionamento é difícil, faça o que puder para tratar a mãe de seu filho com respeito.

 

2. Ele precisa ver você falhar, não apenas ter sucesso

O melhor professor é o fracasso. Quando seu filho vê você falhando – e lidando bem com o fracasso – ele vê que não há problema em cometer erros e que os erros podem ser ótimos professores. Um menino que não tem medo de cometer erros se transformará em um homem disposto a aceitar e vencer grandes desafios.

 

3. Ele precisa da sua liderança servidora

Você pode ou não ser o chefe no trabalho. Você pode ou não ser um líder em sua comunidade. Mas uma coisa é fato: você é o líder da sua família. Seu filho precisa ver a liderança em sua casa, ao lado de sua esposa. Ao te ver liderando através do serviço, ele entenderá melhor essa virtude e será capaz de liderar de forma mais eficaz ao invés de somente seguir os seus passos. À medida que cresce, ele vai liderar melhor sua família, liderar no trabalho, na igreja e em sua comunidade.

 

4. Ele precisa que você esteja presente

Ao exercer tantos papéis diferentes, você pode ser puxado em várias direções. Mas não se esqueça do principal: seu filho precisa que você esteja presente em sua educação, em sua vida social, em todas as áreas de sua vida. Algumas áreas não são destinadas apenas para mães ou amigos. Sua presença em todas as áreas lhe dará o apoio que ele precisa.

 

5. Ele precisa do seu amor, independentemente de suas escolhas

Você pode ser o maior viciado em esportes e, mesmo assim, seu filho pode não ser capaz de chutar uma bola se você a colocar diante dele. E mais, ele pode não estar nem aí para isso. Não importa quais escolhas seu filho faça, ele precisa que você o ame, mesmo que sejam diferentes das suas. Mesmo quando são escolhas erradas. Seu amor e orientação abrirão as portas para a confiança e aceitação que constroem seu relacionamento. E isso aumentará sua auto-estima.

 

6. Ele precisa de você para afirmá-lo

“Eu te amo, filho.” “Estou orgulhoso de você!” “Você é incrível, filho.” “Eu sei que você pode fazer isso!” “Que peça incrível que você fez!” “Você não foi muito bem nisso, mas sei que vai se recuperar.” Seu filho precisa do seu encorajamento. Ele precisa ouvir as palavras que o fazem saber que você ama tê-lo como filho.

 

7. Ele precisa de você para discipliná-lo com amor

Quando você disciplina seu filho, você estabelece limites e expectativas. Ele vai cometer erros como você fez quando criança e como faz agora. Mas ele também precisa saber que suas ações têm consequências. Discipliná-lo com amor o ensinará a considerar as consequências que suas ações terão. Isso irá prepará-lo para pensar e avaliar as escolhas que ele faz agora e no futuro.

 

Com informações de All Pro Dad.

***

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

Leia também