Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Bigstock
Bigstock
Educação dos filhos

7 maneiras de ajudar os filhos a superarem um fracasso

Lidar com o fracasso não é fácil nem para os adultos e por ser um sentimento novo para as crianças, elas precisam de ajudar para superá-lo

Uma das coisas mais difíceis para um pai é ver o seu filho lutando para superar um fracasso. Mas a forma como você lida com essas situações pode transformar o que parece ser um desastre em uma rica experiência de aprendizado para o pequeno. Reprovar em algum teste ou não conseguir entrar para o time de futebol da escola, tudo isso pode gerar na criança um sentimento de fracasso. As sete dicas abaixo poderão te ajudar a incentivar seu filho a transformar uma derrota em uma oportunidade de crescimento.

1. Dê valor a quem eles são

Afirme o quanto eles são amados, independentemente do que tenha acontecido. Certifique-se de separar sua identidade (quem eles são) de suas ações. Isso pode ser bem difícil para os jovens de hoje, afinal eles são bombardeados por uma mídia que diz que seu valor é baseado em seu desempenho. Discorde disso falando sobre as qualidades e pontos fortes que você vê neles.

2. Aplauda seu esforço

Não há como exigir mais nada de alguém que deu o melhor de si. Se o seu filho fez isso, então os resultados estão fora de seu alcance. Faça elogios por terem tentado. Mais uma vez, lembre dos detalhes: do tempo que passaram revisando uma tarefa, ensaiando para uma apresentação ou praticando algo importante para eles. Diga que seus esforços não foram desperdiçados e que talvez eles não tenham “obtido sucesso” em alguma coisa, mas sem dúvida melhorou.

3. Reconheça o que eles estão sentindo

Dê espaço para que seu filho enfrente e admita as emoções difíceis como vergonha, culpa ou constrangimento. Muitas pessoas fogem desses tipos de sentimentos porque podem ser bastante desagradáveis. Então, ao invés disso, ajude-o a refletir sobre o que ele está vivendo para que ele possa se preparar para os desafios emocionais ainda maiores que enfrentará no futuro. Mas seja cuidadoso ao mergulhar no fundo do coração de seu filho.

4. Conte alguma experiência de fracasso que você viveu

Uma maneira de ajudá-los a lidar com emoções estranhas é dizendo: “Eu também!” Compartilhe uma experiência própria em que você tenha falhado de alguma forma e lembre-se de como se sentiu. Fale sobre o que você aprendeu com tudo isso. Perceber que você esteve lá e sobreviveu será um incentivo para eles.

5. Faça perguntas

Quando você sentir que seu filho está confortável ​​o suficiente para falar sobre o assunto, convide-o a examinar o que deu errado ou onde ele pode estar errado. “O que você poderia fazer diferente da próxima vez?” Ajude-o a equilibrar a maneira poderosa como suas emoções podem afetar sua percepção. “Por que você acha tão ruim ter sido deixado de fora? Por que isso significa que você não é aceitável? Isso é realmente verdade?”

6. Incentive a reflexão

Lembre seu filho de que o fracasso não precisa ser o fim do mundo, mas pode ser apenas uma parada no caminho para o sucesso. Conte histórias de pessoas importantes que ele conheça e que tiveram seus momentos de fracasso (músicos, jogadores de futebol, etc).

7. Evite falsas bajulações

Nós vivemos em uma cultura que dá troféus para as crianças apenas por aparecer. Mas o mundo real não é assim e há dias em que você ganha, e outros em que perde. Seu filho precisa entender essa realidade. Todo mundo experimenta o fracasso em algum momento. Evite falsas bajulações e seja autêntico ao elogiar seu filho por quem ele é e por seus incríveis talentos.

***

Recomendamos também:

 

 

Leia também