Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Bigstock
Bigstock
Educação dos filhos

5 dicas para incentivar a generosidade nos filhos

Especialistas afirmam que a generosidade é vital para uma vida boa, mas como fazer com que as crianças desenvolvam um coração generoso?

Ser generoso não é apenas dar dinheiro a uma causa ou entregar algumas moedas a alguém na rua. Ela pode se concretizar em uma simples ajuda para limpar o quintal do vizinho ou no ato de se voluntariar para ensinar alguém a ler. É uma atividade do coração que pode significar compartilhar seu dinheiro, talento ou tempo. Mas como criar filhos que terão um coração generoso? A psicoterapeuta e coach de vida Ana Jovanovic, da Parenting Pod, mostra cinco dicas para criar filhos generosos:

 1. Mostre um comportamento generoso em casa

Muitos costumam ser generosos longe de casa. Mas as crianças percebem como os pais agem perto ou longe deles. Por isso, seja voluntário, doe dinheiro ou comece uma campanha beneficente, mas lembre-se de mostrar empatia e generosidade principalmente com aqueles que moram com você. Esteja consciente de como as pessoas de sua família se sentem em relação aos planos, ideias e decisões familiares.

2. Elogie um comportamento generoso quando você o vê

Quando alguém faz ato de generosidade, não se esqueça de elogiá-lo. Ignore os adjetivos na personalidade de alguém e concentre-se no comportamento que qualquer pessoa pode imitar. Não diga “aquela pessoa é generosa”, mas observe a ação em si. Qualquer um pode escolher se comportar de maneira generosa, não importa qual seja sua personalidade.

3. Ajude as crianças a entender outros pontos de vista

Ao ensinar essa habilidade é importante começar a partir de experiências próximas. Por isso Ana cita um exemplo de diálogo que pode estimular essa compreensão: “Lembra quando você ficou com raiva de mim por não ir ao cinema? Você ficou bravo porque contou comigo para levá-lo e você realmente queria ver o filme. No entanto, seu irmão ficou doente e eu não podia deixá-lo ficar em casa sozinho, então nós não fomos. Eu não queria decepcioná-lo e entendo por que você ficou com raiva naquele momento”. Segundo a especialista, a generosidade é uma habilidade difícil porque nós tendemos a ficar presos em nossas próprias perspectivas.

4. Faça ações generosas em família Escolha uma causa, tarefa ou indivíduo para ajudar. Realizar boas ações em família, além de estimular o desenvolvimento da virtude nas crianças, fará com que todos estejam mais próximos.

5. Incentive as crianças a ler Ainda que seus filhos não possam ler sozinhos, sentem-se juntos para que você possa ler um livro com elas. Pesquisas mostram que livros de ficção, por exemplo, podem melhorar a capacidade do leitor de se colocar no lugar de outra pessoa. E essa é a base da capacidade do ser humano de ser generoso com o próximo: a empatia.

Com informações de Deseret News.

Colaborou: Lorena Maria Lafraia

***

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

Newsletter Estilo de Vida

Aqui os valores fazem parte da notícia

Clique e leia
Leia também