Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Bigstock
Bigstock
Casamento e Compromisso

7 dicas para que as redes sociais não tornem o fim do seu relacionamento mais difícil

Em tempos digitais, ele ou ela sempre estará ali nas redes sociais, o que pode dificultar o processo de aceitação do término.

Acabou. Independentemente do tempo que vocês passaram juntos, o fim de um relacionamento sempre deixa aquele gostinho amargo. Talvez já houvesse planos para o futuro e vocês já tivessem muitos amigos em comum. E inevitavelmente as pessoas ainda vão perguntar sobre o ex, fazendo você reviver aquele término. Mas pior do que isso é saber que, em tempos digitais, ele ou ela sempre estará ali nas redes sociais – uma porta aberta pare remoer as dores da separação. Então como superar o fim da melhor maneira possível? Aqui vão algumas dicas:

1. Não vasculhe os perfis do ex: você não precisa acompanhar o quão rapidamente ele ou ela se recuperou do fim do namoro. Principalmente porque sabemos que o que as redes sociais mostram nem sempre são a realidade. A pessoa pode aparecer cercada de amigos e possíveis novos pretendentes nas fotos, quando no fim ela passa os dias em casa, sem fazer nada. Então evite acessar com os perfis.

2. E não investigue o perfil do atual relacionamento do outro: pode ser que depois de um tempo seu ex tenha entrado em um novo relacionamento. Se por acaso você tem acesso ao perfil dessa pessoa nas redes sociais, esforce-se para não criar o hábito de se atualizar da vida do ex por meio da vida dela. Ficar vendo as coisas boas que eles estão vivendo juntos ou até fazer comparações com a história de vocês não é saudável.

3. Bloqueie-o nos aplicativos de mensagens: está difícil se segurar? Vira e mexe você olha a foto da outra pessoa no perfil do WhatsApp ou te dói ver que ela está online no chat do Facebook e vocês não vão mais conversar? Bloquear pode ser uma solução. Apague a pessoa da sua lista de contatos telefônicos e vá até as configurações do Messenger do Facebook para bloquear as conversas também.

4. Deixe de segui-lo no Facebook: você não precisa desfazer a amizade com a pessoa se não quiser. Mas pode evitar que atualizações sobre a vida dela pipoquem na sua linha do tempo e você veja algo que não deseja. E é só você ir até o botão “seguir” no perfil da pessoa e clicar em “deixar de seguir”.

5. Exclua-o ou bloqueie-o/silencie-o nas redes sociais: talvez somente deixar de seguir a pessoa não seja o bastante para você, porque você sabe que em algum momento vai procurá-la. Então você pode excluir a pessoa dos seus contatos de Facebook e bloqueá-la. Vá até as configurações e acesse a opção de bloqueio. No Instagram você pode deixar de seguir a pessoa ou silenciar o usuário, para que assim não veja mais as atualizações dele.

6. Filtre as lembranças do Facebook: todos os dias o Facebook nos mostra algumas lembranças de anos anteriores. Pode ser que entre elas alguma coisa sobre seu ex apareçam. Se você não quer essa porta aberta para remoer as feridas, é possível entrar no campo “Neste dia”, ir até “preferências” no canto direito da página e selecionar a pessoa. Assim o Facebook irá filtrar suas memórias. O mesmo pode ser feito com datas.

7. Peça ajuda aos amigos: peça principalmente para aqueles amigos em comum que não fiquem contando para você o que o outro está fazendo. Não deixe que enviem a você prints de atualizações das redes sociais, nem de conversas entre eles que possam aguçar seu desejo de stalkear o outro à procura de mais novidades – e, consequentemente, de reavivar a dor.

***

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

Leia também