Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Crédito: Bigstock.
Crédito: Bigstock.
Pais e filhos

7 dicas para evitar assaltos quando estiver com crianças no carro

Ações simples recomendadas pela polícia que diminuem o risco de abordagens indesejáveis quando seus filhos estão no veículo

Quem tem filhos pequenos sabe que o cuidado necessário com eles muitas vezes faz com que situações corriqueiras do dia a dia, como entrar no carro e sair com rapidez, tornem-se bem mais demoradas. O fato de sermos menos ágeis quando estamos com nossos filhos pode nos colocar em situações de vulnerabilidade quando o assunto é segurança. Por isso, a polícia recomenda aos pais e às mães alguns procedimentos simples que diminuem o risco de abordagem por parte de criminosos. Confira:

  • Na hora de colocar a criança na cadeirinha do automóvel, sempre olhe ao redor para conferir se não há pessoas suspeitas o observando ou se aproximando. Como essa é uma etapa que exige atenção dos pais, podendo levar até alguns minutos para os menos experientes, assaltantes podem se aproveitar da situação para abordá-lo. O melhor mesmo é ficar craque no ato de colocar e tirar a criança do bebê conforto, tornando o processo o mais rápido que puder.
  • Nunca se esqueça de trancar as portas dos passageiros e deixar os vidros bem fechados. O alerta vale especialmente para quem tem carros de quatro portas com travas automáticas, já que, em muitos desses veículos, as portas de trás só são trancadas se o motorista acionar o controle.
  • Se for buscar seu filho em algum lugar no qual tenha de esperá-lo, não fique dentro do carro. Saia, tranque o veículo e aguarde num local próximo até que ele chegue. Grande parte dos sequestros ou roubo de veículo ocorre em situações como essa, quando o motorista está distraído, aguardando alguém dentro de um veículo parado.
  • Motoristas que têm pick-ups ou veículos do tipo perua jamais devem transportar seu filho na carroceria ou no bagageiro. Evidentemente esses locais não proporcionam a segurança adequada em caso de acidentes ou de alta velocidade.
  • Faça seus filhos usarem cinto de segurança sempre, mesmo que o trajeto seja curto. Acidentes, por definição, são imprevistos, e podem ocorrer numa quadra vizinha à da sua casa.
  • Não permita que seus filhos andem com braços ou cabeça para fora da janela ou do teto solar.
  • Desembarque seu filho sempre pela calçada, e não pela porta que fica para o lado da rua.

 

Com informações da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo.

*****

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-no no Twitter.

Leia também