Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Crédito: Bigstock.
Crédito: Bigstock.
Entretenimento

7 dicas para economizar na festa de aniversário do seu filho

Não deixe a crise econômica abalar a comemoração; com criatividade e algumas substituições é possível oferecer um ambiente muito agradável e cheio de alegria

Pais e mães apaixonados pelos filhos adorariam dar sempre uma super festa de aniversário aos pequenos, mas em tempos de crise financeira algumas substituições vêm bem à calhar e, se forem bem feitas, em nada afetam a alegria do momento.

Convites eletrônicos no lugar dos de papel

Dispare e-mails caprichados aos convidados em vez dos cartões de papel que, por mais bonitos que sejam, sempre acabam esquecidos em algum canto logo depois de recebidos. Como quase todo mundo acessa e-mail, Facebook e WhatsApp pelo celular, fica até prático para os convidados que não se lembram do endereço e precisam ver o convite a caminho da festa.

Troque o buffet pela festa em casa

Num buffet infantil você não precisa se preocupar em preparar o local, nem em limpar depois, mas paga caro por esse serviço e pode ter de arcar com eventuais gastos extras, como quando algum convidado quebra algo por acidente. Fazendo a festa em casa você vai ter de dar conta da arrumação, mas, com a ajuda de familiares e amigos, a trabalheira é dividida e, em relação ao buffet, os gastos com a faxina serão incomparavelmente menores.

Sem espaço? Alugue por um dia a casa de um parente

Para quem mora em apartamento, a primeira opção para resolver o dilema da falta de espaço seria o salão de festas, mas na maioria dos condomínios esse é um ambiente disputadíssimo e nem sempre a data pretendida está disponível. Nesse caso uma opção é contar novamente com a solidariedade de parentes. Se seus pais, irmãos ou mesmo amigos próximos têm uma casa muito maior que a sua, negocie a possibilidade de usá-la por um dia para a festa da criança. Naturalmente, a cortesia exige que o “favor” não seja de graça, por isso é conveniente oferecer algum valor pelo espaço e tempo de uso.

Na decoração, não compre o que dá para fazer em casa

Muitos dos enfeites prontos de decoração para aniversário são feitos de materiais bastante simples, como placas de isopor e desenhos de personagens infantis impressos. Se você faz questão desses belos painéis, uma visita à papelaria, pesquisas no Google e umas duas horas de trabalho são suficientes para criar seu próprio enfeite, tão bonito quanto os da loja. Quanto aos outros elementos, a mesa do bolo é que deve reinar. Concentre seus esforços e finanças nela e preencha o resto do ambiente com criativos arranjos de bexigas. Elas costumam ser a parte mais barata das compras de festa.

Seja rigoroso na lista de convidados

É normal sentir que tem a obrigação de convidar todos os parentes e amigos com os quais convive, mas, na maioria das vezes, muitas das pessoas inclusas não ficariam realmente chateadas em não ir a uma festa cheia de crianças, onde toca-se música infantil alta e na qual há correria. Quase toda festa de aniversário é assim. Pense, portanto, quais dos seus conhecidos não se sentiriam mal num ambiente desses. Em geral, tratando-se dos adultos, dá para fechar a lista só com pais de crianças pequenas e avós.

Comida de festa não significa banquete

Não existe um lugar sagrado onde esteja escrito que toda festa de aniversário tem de ter uma numerosa variedade de salgados e doces. É possível montar uma mesa de guloseimas linda usando, principalmente, capricho. Um bolo caseiro bem feito, sanduíches elegantemente montados e brigadeiros enrolados em casa são suficientes para deixar as crianças e seus pais satisfeitos. O que importa é estarem gostosos! Isso não impede que você aceite contribuições espontâneas de parentes e amigos que se ofereçam para trazer um prato diferente. Com as bebidas, a melhor saída é comprar no atacado. O preço compensa mais e, se sobrar refrigerante, sempre dá para estocar.

Invista em brincadeiras tradicionais

Sem grana para alugar videogame, piscina de bolinhas ou cama elástica? A ausência dessas coisas nem será notada pelas crianças se você organizar aquelas brincadeiras do passado que nunca saem de moda. Dança das cadeiras, caça ao tesouro e queimada são algumas atividades que podem ser divertidíssimas quando bem guiadas por um adulto. Se o espaço for maior, como um grande quintal, aposte em jogos de correr, como pega-pega ou esconde-esconde.

1 Comentário
Leia também