Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
collage-facebook
Virtudes e Valores

5 maneiras de tornar sua experiência no Facebook mais saudável e positiva

Com equilíbrio, é possível aproveitar ao máximo os benefícios das redes sociais sem acabar vivendo numa bolha

Seja diante de algum projeto que vai exigir mais tempo, seja para aproveitar mais o mundo off-line, de vez em quando vem à mente a ideia de deixar de lado as redes sociais e suspender a nossa conta no Facebook. É verdade, porém, que boa parte do contato com nossos amigos passa por ali. Mais que fechar a nossa conta em alguma situação específica, o importante é desenvolver uma experiência nas redes sociais cada vez mais positiva e saudável.

Para ajudar a não jogar fora o bebê junto com a água do banho, aqui vão cinco dicas que podem tornar a experiência no Facebook mais rica e edificante e evitar frustrações.

 

  1. Oculte conteúdos que incomodam, mas tenha o cuidado para não se cercar de espelhos

Há uma linha tênue entre estar aberto a quem pensa diferente e simplesmente ficar exposto àquilo que te faz mal. Se você se irrita cada vez que fulano posta algo, oculte as publicações dele – vocês continuam sendo amigos no Facebook e ele não saberá que você o ocultou. Mas tenha o cuidado de não acabar numa bolha, onde você só tem contato com opiniões que reforçam as suas posições.

 

  1. Cerque-se do que o influencia positivamente

Curtir páginas demais pode trazer ao seu feed muito conteúdo que seria perda de tempo, mas escolher algumas páginas com cuidado pode ser edificante. As redes sociais são um meio ótimo para ter contato com ideias inspiradoras e pessoas que compartilham seus interesses.

 

  1. Não seja escravo de seu feed

Não é necessário rolar e rolar a página inicial do Facebook até que você tenha lido tudo. Se o recurso do Facebook para ver apenas conteúdo relevante não resolve, que tal simplesmente visitar as páginas e perfis que mais te interessam? É uma maneira inteligente de fazer com que a rede seja uma forma de ter contato com as pessoas e não de se isolar delas.

 

  1. Use o Facebook para se aproximar de quem precisa

A rede social pode ser verdadeiramente uma comunidade de pessoas! Reserve uns minutinhos para mandar uma mensagem para aquele amigo que está passando por um momento difícil ou para aquele conhecido que você sabe que não tem muitos amigos. Esses pequenos gestos de atenção podem chegar no momento em que a pessoa mais precisa.

 

  1. Espere antes de postar ou comentar algo

É difícil, mas convém esperar alguns bons minutos antes de clicar em “publicar”, para garantir que o seu comentário não seja mera reação emocional e evitar arrependimento mais tarde.

 

Com informações de Aleteia Español.

*****

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

Leia também