Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Bigstock
Bigstock
Educação dos filhos

10 maneiras de aproveitar melhor o tempo em uma viagem de carro com crianças

Para vencer o tédio e tornar o trajeto muito mais interessante

“Pai, ele está me empurrando!”, “Mãe, ela pegou o meu brinquedo!” Se você já viajou por muitas horas de carro com crianças com certeza já ouviu algo assim mais do que uma vez. Entreter crianças em viagens longas é mesmo uma tarefa complicada, mas se você estiver planejando uma dessas aventuras nas próximas férias, nós te damos algumas dicas para uma viagem mais tranquila:

 

  1. Cine Estrada: DVD’s portáteis e tablets são alguns dos melhores amigos dos pais na estrada. Imagine que você pode explicar a duração da viagem, aos seus filhos, pela quantidade de filmes que elas poderão assistir. “Crianças. A viagem vai durar quatro filmes”. Veja como fica fácil para elas entenderem! Deixe que os personagens preferidos de seus filhos façam a sua mágica, enquanto você avança no caminho até o destino final. E não esqueça de escolher filmes que contribuam para a melhor compreensão de mundo deles.

 

  1. Jogo das placas: se a viagem da família passar por diversos estados, uma sugestão é imprimir mapas do Brasil e entregar às crianças. A ideia é que elas possam verificar de onde são os veículos que passam por vocês durante o trajeto e anotem no mapa. Ganha quem chegar ao destino com o maior número de estados assinalados. E o prêmio pode ser a escolha de uma sobremesa especial.

 

  1. Repórter fotográfico: se você tiver uma máquina fotográfica antiga em funcionamento, elas são ideias para essas situações. Se não, um celular – de preferência com aplicativos bloqueados – pode servir. O que vale aqui é colocar as crianças para documentar a viagem. Tudo o que elas acharem interessante para um documentário da viagem em família vale. A ideia é que na volta para casa vocês vejam todas fotos, escolham as melhores e coloquem em um álbum especial.

 

  1. Livro de recordações: antes de saírem para viajar compre alguns cadernos sem linhas e entregue aos seus filhos. Dê junto canetinhas e papel colorido, cola e adesivos. Explique a eles que durante a viagem vocês farão paradas para descansar e que em cada uma delas é preciso que elas escolham cartões postais, folhetos de informações, folhas e tudo o que possa se transformar em recordação. Incentive-os a escrever suas impressões sobre os lugares também. O mesmo pode ser feito na cidade de destino, para que essas férias fiquem guardadas não só na memória delas.

 

  1. Eletrônicos amigos: nessa hora, além dos DVD’s e tablets, os celulares e jogos eletrônicos podem ser de grande ajuda. Mas lembre-se de que eles não devem ser usados durante todo o trajeto. Eles são somente um apoio. Desafie seu filho a vencer a sua pontuação em um jogo específico, por exemplo, ou sugira uma pequena competição entre as crianças e os adultos.

 

  1. O mapa da expedição: uma pergunta clássica durante a viagem é: “Pai, falta muito?” Para resolver essa situação, de antemão já imprima o mapa com o percurso que irão percorrer. Use os aplicativos de mapas para essa tarefa. Entregue uma cópia a cada criança e quando elas perguntarem em que ponto da viagem estão, ou se ainda falta muito para chegar, dê a elas a localização e peça que procurem no mapa.

 

  1. Caça ao tesouro: já que você vai imprimir mapas para as crianças, aproveite para ver como será o trajeto e o que tem no caminho de diferente. Objetos gigantes, placas divertidas, marcos históricos, animais e etc., podem ser usados como “tesouros” a serem descobertos por elas. Escolha itens fáceis de detectar e outros difíceis. Entregue um cartão com o nome de tudo o que elas podem encontrar e ganha o jogo aquele que, claro, achar o maior número de tesouros.

 

  1. Debate em família: toda a família passará um bom tempo junta dentro do carro. E pode ser que nem sempre você consiga parar por longos períodos de tempo com seus filhos para conversar sobre assuntos importantes. Aproveite esse momento para conversar sobre esses temas, como religião, política e a vizinhança, por exemplo. Estimule eles a mostrarem o que sabem e ajude-os a formar a própria opinião.

 

  1. Paradas obrigatórias: quando se viaja de carro em longas distâncias é imprescindível que sejam feitas paradas para descanso. Descer do carro e esticar as pernas, tomar um suco, ir ao banheiro, comprar alguma coisa para comer. Mas é possível tornar essas paradas obrigatórias mais interessantes. Procure nas cidades por onde vão passar alguns lugares diferentes para conhecer. Nada que faça com que vocês percam muitas horas da viagem parados, mas que seja o suficiente para encher com boas histórias, por exemplo, o livro de recordações que sugerimos ali em cima.

 

  1. Piquenique no carro: vocês terão que comer algo durante o trajeto. E não adianta reclamar que as crianças vão sujar o carro, porque elas irão. Então se é para comer, que seja algo divertido. Montem uma cesta com lanches preparados em casa, levem frutas, sucos e outros alimentos que possam ser consumidos com facilidade dentro do carro ou em um gramado durante algumas das suas paradas obrigatórias. Assim você economiza dinheiro e faz a viagem ser mais divertida.

 

*****

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

 

Leia também