Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Voluntária da Pastoral da Criança ajudando na pesagem de crianças (foto: divulgação).
Voluntária da Pastoral da Criança ajudando na pesagem de crianças (foto: divulgação).
Virtudes e Valores

10 instituições de proteção à infância que você pode ajudar com doações e trabalho

Saiba como ser voluntário ou fazer doações a algumas das principais instituições do Brasil que promovem o bem de crianças necessitadas.

No Brasil, há dezenas de entidades que defendem e promovem a infância promovendo atividades educativas e culturais, mantendo unidades de saúde, batalhando pela garantia de seus direitos ou acolhendo crianças em risco. O Sempre Família traz aqui dez instituições de proteção à infância, de diversas partes do país, que dependem da sua contribuição para fazer o bem na vida de milhares de crianças. Aproveite e colabore!

Obras Sociais Irmã Dulce (Bahia)

A fundação que se originou do trabalho do “Anjo Bom da Bahia”, como era conhecida Irmã Dulce, beatificada em 2011, mantém mais de vinte instituições de saúde e de educação em Salvador e em outras cidades baianas. Entre elas, está o Hospital da Criança e o Centro Educacional Santo Antônio, onde estudam 700 crianças em situação de vulnerabilidade social. Você pode fazer a sua doação nesta página.

Associação Projeto Roda Viva (Rio de Janeiro)

A Associação Projeto Roda Viva é uma ONG que atua há 30 anos nas comunidades do Complexo do Borel e adjacências, na zona norte do Rio de Janeiro. Promove atividades educacionais, culturais e de assistência social para crianças e adolescentes, mantendo um centro com biblioteca, refeitório e brinquedoteca no meio do complexo. Para fazer uma doação, clique aqui, ou saiba aqui como ser um voluntário.

Pão dos Pobres (Rio Grande do Sul)

Criada em 1895, a Fundação O Pão dos Pobres de Santo Antônio atende hoje 1.700 crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Ela mantém em Porto Alegre quatro unidades de acolhimento institucional, programas de turno inverso escolar, centro de educação profissional, entre outras obras. Você pode conferir diversas formas de como colaborar nesta página.

Pastoral da Criança (Paraná)

Fundada por Zilda Arns no Paraná em 1983, a Pastoral da Criança hoje é um organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e está presente em todos os estados brasileiros e em outros 17 países. A pastoral acompanha as gestantes e as crianças menores de seis anos, realizando avaliação nutricional, orientação sobre higiene, saúde bucal e imunização, evitando a mortalidade infantil. Você pode saber como doar aqui e como ser voluntário nesta página.

Fraternidade sem Fronteiras (Mato Grosso do Sul)

A ONG, fundada em Campo Grande, promove o apadrinhamento de crianças órfãs que vivem na miséria no Moçambique. Para cada apadrinhamento, que significa uma contribuição de 50 reais mensais, uma nova criança vulnerável é matriculada em um centro de acolhimento. Além disso, promove ações como a Caravana sem Fronteiras, em que voluntários são levados ao país africano para servir de perto nos centros. Para saber como apadrinhar, visite esta página; para saber como participar das caravanas, clique aqui.

Hospital Pequeno Príncipe (Paraná)

O maior hospital exclusivamente pediátrico do Brasil, localizado em Curitiba, tem uma história de quase cem anos e só em 2015 realizou mais de 20 mil cirurgias, 23 mil internações e mais de 700 mil exames. A instituição  é mantida com doações e parcerias. Confira como fazer uma doação nesta página e como se tornar um voluntário aqui.

Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto (São Paulo)

Mais de 15 mil pessoas, sobretudo crianças e jovens, são atendidas por essa instituição paulistana. Entre as 57 obras mantidas, há creches, centros de educação infantil e a Casa Bakhita, na zona leste de São Paulo, que funciona como um lar transitório para bebês retirados de seus pais pela Justiça. Muitas delas vêm da Cracolândia. Para ajudar, entre em contato pelo e-mail bompar@bompar.org.br ou pelo telefone (11) 2696-3200.

Aura – Casa de Apoio (Minas Gerais)

A Casa de Apoio Aura é uma instituição de Belo Horizonte que atende crianças e adolescentes com câncer de todo o estado de Minas Gerais. Fundada em 1998, promove suporte terapêutico global às crianças e apoio às suas famílias, através de uma equipe multidisciplinar: médicos, odontólogos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e nutricionistas. Você pode fazer uma doação nesta página ou se cadastrar como voluntário aqui.

Abrigo Monte Salém (Amazonas)

A instituição mantém em Manaus um abrigo para crianças em situação de risco ou abandono e uma escola de ensino fundamental. Mantida pela instituição cristã Jovens Com Uma Missão – JOCUM, a entidade trabalha também com as comunidades ribeirinhas. Provê assistência social, cuidados médicos e atividades culturais. Saiba como ajudar enviando um e-mail para abrigomontesalem@hotmail.com ou ligando para (92) 3011-1894.

Sempre Criança (Rio de Janeiro)

O Sempre Criança é um grupo de amigos que promove atividades culturais, sociais, desportivas e recreativas para crianças carentes da periferia de Niterói, atuando em creches e orfanatos da cidade e realizando eventos para reverter fundos para essas instituições. Confira nesta página as diversas maneiras pelas quais você pode colaborar.

*****

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

1 Comentário
  1. Curioso… Navegando aqui pelo Sempre Família notei que se lê UMA menção ao trabalho da Associação Nacional Pró-Vida e Pró-Família, é como se a associação simplesmente não existisse. Isso é estranho porque eu sei que a associação é a PRECURSORA das entidades pró-vida e família a fazer um trabalho relevante em nível nacional, que preparou o futuro para estas novas entidades que nasceram a partir dela e com o apoio dela, especialmente do Professor Humberto Vieira, que confiou sua sucessão ao Professor Hermes Rodrigues Nery, quem vem trabalhando pela PEC da Vida no Congresso Nacional.

    Vejam no link: http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/DIREITOS-HUMANOS/514536-DEPUTADO-VAI-APRESENTAR-PEC-PARA-ASSEGURAR-DIREITO-A-VIDA-DESDE-A-CONCEPCAO.html​

    A associação é notória pelo trabalho diligente e perseverante com excelentes resultados. Acho injusto indicar entidades dignas de serem financiadas pelos Católicos e ignorar a Associação Nacional Pró-Vida e Pró-Família.

    Isso foi intencional?

Leia também