Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Crésdto: Bigstock.
Crésdto: Bigstock.
Entretenimento, Pais e filhos

10 dicas para uma festa do pijama inesquecível

Com um pouco de antecedência e organização é possível fazer um super evento

Ela figura entre as festas preferidas da criançada e certamente todo pai e mãe um dia recebe um pedido ou um convite para uma festa do pijama. Considerada uma alternativa bem divertida para celebrar datas importantes, ou mesmo reunir a turma, é um tipo de evento voltado para pessoas mais íntimas. Mas como organizar uma festa assim? Precisa ter decoração? Qual horário? Confira a seguir as dicas da festeira profissional Daniele Milarski, proprietária da Vódia Mimos Artesanais.

Festa do PijamaQuantidade

Há quem queira convidar até 15 amigos, mas o melhor é diminuir um pouco a lista. “As crianças se agitam demais, e o que era para ser uma noite gostosa acaba sendo estressante para os pais e para as próprias crianças. De cinco a seis convidados é o que costumo sugerir”, conta Daniele.

Idade

Para participar da festa a criança precisa estar acostumada a dormir fora de casa. Por isso o ideal é começar a partir dos cinco anos. “A criança que nunca dorme fora pode acordar assustada, chorar no meio da noite, acordar as outras crianças que podem chorar também. Os pais precisam prestar atenção aos hábitos dos convidados”, completa Daniele.

Preparação

O tempo ideal para preparar uma festinha com todos os detalhes é de um mês. Se a festa tiver muitos detalhes, considere planejar com dois meses de antecedência.

Check list da festinha

Antes de tudo defina a data e faça a lista de convidados. Depois defina as lembrancinhas. Providencie colchões/roupas de cama (você também pode pedir para os convidados trazerem os seus).

Convite

Em tempos de whatsapp, por que não? A festa do pijama pode ser informal até na hora de convidar. Mas os convites impressos ou por e-mail não estão descartados, caso você queira caprichar um pouco mais. O convite deve ser feito com 15 dias de antecedência, no mínimo. Contudo com 20 dias já é possível avisar os amigos para que agendem o compromisso. Um save the date.

Tema

A festa do pijama não precisa de um outro tema, mas nada impede que se crie algo em cima, como corujinhas, acampamento ou o que a criatividade mandar.

Cardápio

O cardápio é uma parte importante. À noite, sirva um lanche gostoso com salgados assados, pães de queijos, minissanduíches. Crianças maiores e pré-adolescentes adoram uma pizza. Uma macarronada também sempre é sucesso entre as crianças. Um cupcake e bolachinhas decoradas são uma ótima pedida. Pela manhã, bolinho, frutas, iogurte, leite. “Se for aniversário, gosto de sugerir o parabéns pela manhã. Pode ter brigadeiro e outros docinhos.”

Roteiro

Defina uma programação para manter as crianças ocupadas. Crianças cheias de energia e sem atividade dirigida pegam fogo! Jogos de mímica, quebra-cabeças, teatro, cineminha, ateliê de bijuterias, lego, contação de histórias, brincar com sombras na parede, dança das cadeiras, vídeo-game. Filmes também são boas opções.

Bolsa dos convidados

Quando mandar seus filhos para uma festa do pijama, preocupe-se em não dar mais trabalho aos pais do amigo. Dê banho neles em casa e mande pijama, chinelo, escova de dentes, escova de cabelo e travesseiro. Se a criança dormir com um “cheirinho”, não esqueça de mandar.

Decoração

O ambiente da festa do pijama precisa ser aconchegante. Cordões de luz, bandeirinhas de papel e pompons de seda fazem uma combinação linda e simples de providenciar. Se as crianças forem dormir no chão, tecidos podem ser usados para improvisar cabaninhas. As próprias crianças podem participar desse processo criativo.

14 Comentários
Leia também