Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Crédito: Bigstock.
Crédito: Bigstock.
Pais e filhos

10 dicas para deixar sua casa segura quando o bebê engatinhar

Nossos pequenos aventureiros precisam de espaço para descobrir o mundo, e é missão dos pais garantir um ambiente livre de riscos para engatinharem

Em geral, bebês começam a se arrastar aos seis meses de vida e a engatinhar por volta dos oito. Antes que essa fase chegue, para garantir um ambiente seguro, é importante que os pais façam mudanças significativas nos cômodos onde pretendem deixá-los livres para se movimentarem. Confira a seguir algumas dicas que ajudam a diminuir o risco de acidentes para seu pequeno aventureiro que começa a descobrir o mundo.

Engatinhe pela casa toda ou pelo menos nos cômodos onde pretende deixá-lo livre. Assim você poderá identificar com um pouco mais de precisão qual é o ângulo de visão de seu filho e os obstáculos capazes de causar algum problema.

– Coloque protetores de borracha ou silicone em todas as quinas de móveis. Mesas, cadeiras, estante etc. Não deixe nada descoberto. Assim você ganha tranquilidade, e seu filho, segurança.

Cozinha e banheiro são os lugares mais perigosos e é mais prudente evitar que o bebê engatinhe nesses espaços. Mesmo assim, para eliminar qualquer risco, mude de lugar todos os produtos de limpeza, deixando-os longe do acesso da criança.

Não guarde brinquedos em sacolas plásticas. Elas trazem o grave risco de asfixia aos bebês, que podem colocá-las na cabeça e não conseguirem mais tirar. Opte por caixas de papelão.

– Todas as tomadas devem ser tapadas com protetores; lembre-se de verificar se eles são firmes o bastante para a criança não conseguir tirá-los.

Nada de fios de aparelhos como tevês e videogames no chão. Se não for possível escondê-los, enrole-os e prenda-os aos móveis.

Cortinas curtas são mais apropriadas, já que é grande a chance de o bebê puxar aquelas que chegam até o chão; verifique se o varão ou o suporte da cortina são firmes o bastante para resistir aos puxões da criança.

– Coloque cercas de segurança nas escadas; elas definitivamente não são o lugar para o seu filho estar nessa idade.

– Coloque grades ou telas nas janelas, principalmente em andares mais altos.

Tire cadeiras, mesinhas e outros móveis que possam ser usados como degrau de acesso a estantes ou janelas.

1 Comentário
Leia também