Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
museu natural history
Cultura, Ranking

Os 10 museus mais visitados do mundo

Aeronaves, dinossauros, esculturas gregas, pinturas renascentistas: nos museus mais visitados do mundo dá pra ver de tudo.

Todo ano a organização Themed Entertainment Association (TEA) reúne os dados das visitas dos principais museus do mundo e elabora o Museum Index, um ranking que elenca os museus mais visitados do mundo – seja no campo da história, da arte, das ciências naturais ou qualquer outro. A edição que corresponde às visitas ocorridas em 2016 acabou de ser publicada e mostrou que os principais museus da Europa, da América do Norte e da Ásia receberam, no total, 107,8 milhões de visitantes durante o ano passado. Confira quais foram os dez mais visitados:

 

  1. Museu Nacional da China (Pequim)
Foto: Wikimedia Commons
Foto: Wikimedia Commons

Inaugurado em 1959, o museu é reconhecido pelas diversas obras que contam um pouco sobre a história da cultura chinesa e as antigas dinastias. Com um acervo de aproximadamente um milhão de itens, o espaço conta com peças raras que incluem objetos de bronze e porcelana, além de artefatos de jade e ilustrações de época. Desde uma reforma e ampliação realizada em 2011, é o maior museu do mundo em extensão.

 

  1. Museu do Ar e do Espaço (Washington)
Foto: divulgação
Foto: divulgação

Quer ver a maior coleção de aeronaves do mundo? Este é o lugar. Na capital dos Estados Unidos, você pode ver peças como a primeira aeronave motorizada projetada e construída pelos irmãos Wright, de 1903, o Spirit of St. Louis, no qual Charles Lindbergh fez a primeira travessia solo e sem escalas do Atlântico, e a famosa Apolo 11, a primeira espaçonave a levar seres humanos até a lua. Uma das principais atrações do local, inaugurado em 1976, é a oportunidade de conhecer o interior de um ônibus espacial.

 

  1. Museu do Louvre (Paris)
Foto: divulgação
Foto: divulgação

O museu parisiense fundado em 1973 é um dos mais renomados do mundo, com suas mais de 30 mil obras, entre as quais peças icônicas da antiguidade, como a Vênus de Milo e a Vitória de Samotrácia, e obras de pintores célebres do renascimento, como Caravaggio, Botticelli e Da Vinci, incluindo a Mona Lisa. O seu nome deriva do edifício em que está sediado, o Palácio do Louvre, sede do poder da França até Luís XIV, que se transferiu para o Palácio de Versalhes. Em 2017, será inaugurada uma sede subsidiária do Louvre em Abu Dhabi, que além da coleção permanente receberá de maneira rotativa peças conservadas no museu parisiense. Existe ainda, desde 2012, uma sede em Lens, na França.

 

  1. Museu Nacional de História Natural (Washington)
museu natural history
Foto: divulgação

O Museu Nacional da História Natural, fundado em 1910, possui um dos acervos mais ricos do mundo totalizando nada menos do que 125 milhões de espécies de plantas, animais, rochas, fósseis, minerais e objetos culturais humanos. Quer ver esqueletos de dinossauros? Ali tem. Pedras da lua? Também. Crânios de hominídeos pré-históricos, uma enorme coleção de mamíferos empalhados, pedras preciosas que estão entre as maiores do mundo? Sim, sim e sim.

 

  1. Museu Metropolitano de Arte (Nova York)
Foto: Wikimedia Commons
Foto: Wikimedia Commons

Conhecido como Metropolitan, ou simplesmente Met, este espaço fundado em 1870 é o lugar perfeito para apreciar obras dos maiores artistas da história. Lá você pode apreciar El Greco, Van Eyck, Caravaggio, Rembrandt, Vermeer, Delacroix, Van Gogh, Cézanne, Monet, Picasso e centenas de outros pintores, além de peças antigas e medievais, instrumentos musicais de todos os tempos e lugares, uma coleção de arte islâmica e mais de 11 mil peças da África Subsaariana, do Pacífico e da América Pré-Colombiana.

 

  1. Museu Britânico (Londres)
Foto: divulgação
Foto: divulgação

Fundando em 1753, o Museu Britânico foi o primeiro grande museu público, gratuito, secular e nacional de todo o mundo. O espaço compendia mais de 8 milhões de peças, incluindo artefatos culturais de todas as épocas e lugares do mundo. É ali que está, por exemplo, a famosa Pedra de Roseta, um material que contém uma inscrição bilíngue e que foi crucial para a compreensão moderna dos hieróglifos egípcios. Sua famosa e deslumbrante Sala de Leitura foi usada por figuras como Oscar Wilde, Karl Marx, Arthur Conan Doyle e Mahatma Gandhi.

 

  1. Museu de Ciência e Tecnologia de Xangai (Xangai)
Foto: Wikimedia Commons
Foto: Wikimedia Commons

Inaugurado em 2001, este museu é o caçula do top 10. O espaço faz sucesso com 13 exposições interativas permanentes e quatro salas de cinema diferentes (IMAX 3D Theater, o IMAX Dome Theater, Iwerks 4D Theater e o Space Theater), onde adultos e crianças podem assistir filmes ligados a ciências e outros assuntos relacionados à vida na Terra.

 

  1. Galeria Nacional (Londres)
Foto: divulgação
Foto: divulgação

O espaço inaugurado em 1824 é outro local em que Da Vinci, Van Eyck, Fra Angelico, Bosch, Goya e outros nomes grandiosos da pintura se encontram. São mais de 2,3 mil pinturas que datam do século XIII ao século XX – uma coleção pequena se comparada com a de outros museus, mas muito representativa, já que reúne exemplares de nomes icônicos da história da pintura, compondo um conjunto enciclopédico que é uma verdadeira aula.

 

  1. Museus Vaticanos (Cidade do Vaticano)
Foto: divulgação
Foto: divulgação

O nome escrito no plural já denuncia que a instituição é um conjunto de museus menores que reúnem a coleção de arte e de objetos históricos reunidos pelos papas ao longo de séculos. São mais de 70 mil peças, além de espaços como a Capela Sistina, com afrescos icônicos de Michelangelo, e as Stanze de Rafael, onde estão obras como A Escola de Atenas. Foi fundado em 1506, pelo papa Júlio II.

 

  1. Tate Modern (Londres)
Foto: divulgação
Foto: divulgação

Fundado em 2000 e localizado em uma usina hidrelétrica desativada, o Tate Modern é um dos principais museus de arte contemporânea do mundo, reunindo os melhores exemplares de cada movimento artístico do século XX. Ali você pode ver obras de Paul Klee, Marc Chagall, Henri Matisse, Joan Miró, Pablo Picasso e muitos outros. A entrada é gratuita.

 

*****

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

 

Leia também