Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Reprodução/YouTube
Reprodução/YouTube
Casamento e Compromisso

Marido com Alzheimer esquece que é casado há 34 anos e pede esposa em casamento de novo

"Segurei sua mão e lhe perguntei: ‘O que foi, querido? O que você está tentando me dizer?’ Ele me olhou com lágrimas nos olhos e sussurrou: ‘Quer casar comigo?’”

Michael Joyce, de 68 anos, é casado com Linda há 34 anos. Mas nos últimos oito anos, Michael tem desenvolvido a doença de Alzheimer e está aos poucos perdendo a memória. Segundo a esposa, ele esquece dos fatos do dia a dia, geralmente não lembra quem são as pessoas à sua volta e até mesmo chegou a esquecer quem é Linda – mas o amor permanece, tanto que ele recentemente a pediu em casamento, sem lembrar que estão casados há mais de três décadas.

Parece história de filme – mais precisamente, o clássico Diário de uma Paixão, com Rachel McAdams e Ryan Gosling – mas é uma história real.

Papa realiza casamento de comissários de bordo em pleno voo

Segundo Linda, que tem 64 anos, Michael já tinha ido deitar quando ela o viu saindo do quarto com um olhar confuso. A esposa lhe perguntou se estava tudo bem: “Percebi que ele estava tentando me dizer algo, mas não entendia bem as palavras. Então segurei sua mão e lhe perguntei: ‘O que foi, querido? O que você está tentando me dizer?’ Ele me olhou com lágrimas nos olhos e sussurrou: ‘Quer casar comigo?’”

“Eu fiquei sem palavras por um momento, mas é claro que respondi: ‘Sim, querido, eu adoraria me casar com você’”, contou a esposa ao The Mirror. “Ele me perguntou: ‘Quando?’ E eu respondi na hora: ‘Que tal neste fim de semana?’ Achei que era mais uma daquelas coisas que o Alzheimer causa. Mas no dia seguinte, ele acordou e se lembrou de tudo – e estava muito entusiasmado com o dia do nosso casamento”.

Jovem que lutava contra câncer casa-se em hospital e morre 18 horas depois

Após o pedido, o casal, que é de Glasgow, na Escócia, mas vive em Auckland, na Nova Zelândia, realmente casou-se mais uma vez – a cerimônia foi em um parque, no último dia 20. “No dia da cerimônia, ele acordou e disse para mim: ‘Hoje é o dia!’ Ele estava tão feliz”, disse Linda.

“Em 2003, eu quebrei minhas costas cavalgando e Michael estava ali comigo todo santo dia”, contou a esposa. “Achei que eu ia acabar em uma cadeira de rodas, mas ele nunca saiu do meu lado. Ele deixou o seu emprego para cuidar de mim. É um ser humano completamente altruísta”.

“Nós estamos destinados a ficar juntos. Nós fomos feitos um para o outro para sempre e eu vou amá-lo até o fim. O amor verdadeiro conquista tudo”, completou Linda.

***

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

1 Comentário
  1. Há uma maneira de ajudar pessoas no início do mal de Alzheimer, mais facilmente do que depois de anos, evidentemente. Segundo o Hospital John Hopckins, referência, o mal de Alzheimer é Psicossomático, ou seja, efeito da Mente (e não do cérebro) sobre o corpo, causado por questões subconscientes, que se levado ao consciente poderia resolver um caso. Dor e Perda Grave são grandes causadores de problemas mentais. Do mesmo modo a ameaça de perda. O texto faz clara menção sobre a Ameaça de Perda no acidente da esposa. Este caso deveria ser trabalhado em Terapia competente, que já existe, felizmente.

Leia também