Cultivar amizades é importante porque, acima de tudo, amigo é aquele que divide os fardos e se alegra junto.| Foto: Bigstock
Ouça este conteúdo

Talvez nem sempre você consiga fazer sobrar tempo para se dedicar completamente a uma amizade, devido à rotina de vida corrida, e seu melhor amigo já está cobrando por causa disso. Mas, seja presencialmente ou virtualmente, é importante cultivar amizades porque, acima de tudo, amigo é aquele que divide os fardos e se alegra junto. E boas amizades seguem por toda a vida.

Siga o Sempre Família no Instagram!

E como fazer para manter as amizades durante a vida, que é tão inconstante? Demonstrar preocupação com aquela pessoa a quem queremos bem, dando ao menos um “alô” vez ou outra, é um passo para o fortalecimento desse vínculo. Se precisar, anote na agenda que em determinado dia você tem de mandar uma mensagem a fulano, para saber como ele está. Abaixo seguem outras três dicas valiosas para te ajudar na missão de ter seus amigos sempre por perto:

CARREGANDO :)
CARREGANDO :)

1. Mantenha o compromisso de cuidar do outro

CARREGANDO :)

Se você marcar determinado amigo como uma prioridade em sua agenda, não coloque ele para escanteio ou se esqueça desse compromisso. Sabe quando você se propõe a implementar um estilo de vida mais saudável, estabelece normas em refeições e incorpora a atividade física, mas dentro de um mês ou dois, já abandonou a ideia. É frustrante para aqueles que te ajudaram na iniciativa e também para você que não cumpriu um objetivo.

Tente planejar com antecedência esses encontros e não espere até ter tempo para isso. Se você firmou o compromisso de encontrar com determinada pessoa, todas as quintas-feiras para almoçar, siga esse cronograma. Investir na vida de seu amigo jamais será perda de tempo. É nele que você poderá se apoiar quando precisar e é em você que ele encontrará um ombro para descansar quando a vida estiver pesada. Cuidar uns dos outros nos faz mais fortes.

2. Busque ter qualidade nesse relacionamento

Quando somos crianças ou jovens, o tempo que dispomos para estar com nossos amigos é sempre maior. Na vida adulta, entretanto, a família, o trabalho, estudos e mesmo os momentos de descanso em casa se tornam prioridades. Sair para encontrar um amigo e conversar pode até estar no segundo plano de sua agenda.

Mas para manter os amigos, é preciso que um tempo seja reservado a ele também. E mais do que isso: que esse momento seja bom e proveitoso. Não basta marcar de se encontrar e simplesmente dar um “oi” e ir embora. Assim como qualquer relacionamento é necessário investir no diálogo. Quando estiver com seu amigo, de fato esteja ali. Se interesse pelo que o outro diz, façam algo divertido juntos.

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

3. Seja criativo para que o momento seja proveitoso

Quando a agenda é muito restrita, ser criativo com a forma como se usa o tempo disponível é essencial. Se você não tiver a possibilidade de fazer uma longa ligação, pode pelo menos procurar maneiras de se comunicar que exijam menos tempo. Isso pode até tornar o contato mais frequente, na medida em que rapidamente vocês podem saber como o outro está.

Utilize as rotas de casa para o trabalho para mandar um áudio, por exemplo. Encontre um amigo para almoçar ou jantar, ou conversem por vídeo enquanto cozinham em suas casas. Com a quantidade de soluções tecnológicas que temos hoje, é bem mais fácil participar da vida das pessoas que nos cercam. Fique atento às oportunidades e mantenha seu circulo de amizades.