Durante a pandemia da Covid-19, descobriu-se que a palavra “oração” atingiu nível alto de pesquisa em mais de 90 países.
Durante a pandemia da Covid-19, descobriu-se que a palavra “oração” atingiu nível alto de pesquisa em mais de 90 países.| Foto: Ben White/Unsplash

A religião, de modo organizado, está em declínio há décadas nos Estados Unidos. No entanto, durante a pandemia da Covid-19, os pesquisadores descobriram que as pesquisas online pela palavra “oração” atingiram seu nível mais alto em mais de 90 países. E um estudo da Pew Research em 2020 mostrou que 24% dos adultos norte-americanos declararam que sua fé havia se tornado mais forte durante a pandemia.

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Sou uma teóloga que estuda trauma e essa mudança faz sentido para mim. Costumo ensinar que eventos traumáticos são, no fundo, crises de significado que levam as pessoas a questionar suposições sobre suas vidas, incluindo suas crenças espirituais. Os anos de 2020 e 2021 certamente se encaixam nesse projeto, porque a pandemia global de Covid-19 realmente levou a experiências traumáticas muitas pessoas, devido ao isolamento, doença, medo e morte que criou.

Questionando crenças

Pessoas que vivenciam traumas tendem a questionar algumas das suposições que podem ter sobre sua fé – o que a teóloga pastoral Carrie Doehring chama de “crenças embutidas”. Essas crenças podem incluir ideias sobre quem é Deus, o propósito da vida ou por que eventos maus acontecem com pessoas boas.

Assim, por exemplo, muitos cristãos podem herdar uma crença embutida na tradição de que Deus é todo bom e que o mal surge quando Deus “com razão” pune as pessoas por seus pecados. Em outras palavras, um Deus totalmente bom não puniria alguém sem uma razão.

Cristãos criados com essa suposição podem perguntar o que os fez incorrer na ira de Deus se contraíram Covid-19. Nesse caso, a crença embutida em um Deus punidor pode se tornar algo chamado de estratégia de enfrentamento negativa – uma estratégia de enfrentamento que tem efeitos negativos na vida de uma pessoa.

Aqui está o que isso pode parecer na prática: se uma pessoa acredita que está sendo punida por Deus, ela pode sentir vergonha ou desespero. Se sentirem que Deus os está punindo sem motivo, podem ficar confusos ou tentar identificar algo problemático ou pecaminoso em sua identidade.

Como resultado, sua fé se torna algo que é uma fonte de estresse ou dissonância cognitiva, em vez de uma fonte de conforto. Se isso acontecer, então a crença está funcionando como uma estratégia negativa de enfrentamento que a pessoa precisa abordar.

Trauma e religiosidade

Especialistas em saúde mental como Judith Herman sabem há várias décadas que a cura do trauma envolve dar significado ao evento traumático. Os eventos traumáticos costumam ser confusos para as pessoas porque não fazem muito sentido. Em outras palavras, os traumas diferem das expectativas da vida cotidiana e, como resultado, parecem desafiar o significado ou propósito.

Espiritualmente, os indivíduos podem começar a reconhecer que algumas de suas crenças foram desafiadas pelo trauma. Este é o momento em que a criação de significado espiritual ocorre porque as pessoas começam a discernir quais crenças embutidas ainda fazem sentido e quais precisam ser revisadas.

Durante esta fase de recuperação, a teóloga e especialista em trauma Shelly Rambo explica que os indivíduos traumatizados podem recorrer a orações, reflexões pessoais, rituais e conversas com especialistas espirituais, como capelães, ministros e diretores espirituais. Demonstrou-se que eles funcionam como mecanismos de enfrentamento positivos que ajudam os indivíduos a se sentirem mais fundamentados após um trauma.

Com o tempo, esses recursos ajudam os indivíduos a desenvolver crenças mais intencionais, ou seja, crenças conscientemente escolhidas que levam em consideração seu sofrimento. Isso pode incluir razões pelas quais o sofrimento ocorreu e qual é o seu significado e impacto na vida da pessoa. Doehring refere-se a isso como crenças deliberativas ou escolhidas conscientemente. Os indivíduos têm um senso de compromisso com essas crenças porque elas fazem sentido à luz do trauma.

Portanto, no caso hipotético de alguém que acredita que Deus o está punindo ao contrair Covid-19, esse sentimento de vergonha e desespero pode resultar de uma falha em entender por que Deus o trataria daquela maneira. Esses sentimentos negativos funcionariam então como mecanismos negativos de enfrentamento que impedem a cura, como o psicólogo Kenneth Pargament e seus colegas observaram sobre situações semelhantes em que as pessoas sentiam que Deus as estava punindo.

A pessoa pode então tentar aliviar sua angústia questionando a suposição de que Deus pune as pessoas com doenças, iniciando assim uma espécie de busca espiritual ou reavaliação de crenças. Eles podem até começar a pensar de forma diferente sobre Deus ser uma divindade punidora. A mudança entre o que a pessoa presumiu sobre Deus e essa nova crença escolhida conscientemente é um exemplo da mudança entre as crenças embutidas e as deliberativas.

Trauma e ateísmo

Algumas pessoas podem argumentar que o sofrimento logicamente deve transformar as pessoas em ateus. Afinal, o horror de algo como a pandemia de Covid-19 poderia facilmente fazer alguém questionar como seria possível para qualquer divindade permitir tais horrores.

Faria muito mais sentido raciocinar que a criação é aleatória, caótica e determinada apenas por alguma combinação das forças da natureza e das decisões humanas. O filósofo agnóstico Bertrand Russell elaborou tal proposta quando argumentou que os cristãos deveriam acompanhá-lo a uma unidade de hospital infantil porque eles iriam inevitavelmente parar de acreditar em Deus assim que vissem um sofrimento tão profundo.

A maneira como os humanos experimentam o sofrimento espiritualmente, no entanto, pode não levar necessariamente ao ateísmo ou agnosticismo. Na verdade, pesquisas de especialistas que estudam a interseção da psicologia e da religião – incluindo psicólogos da religião e teólogos pastorais – descobriram que eventos que poderiam ser rotulados como traumáticos não necessariamente destroem a fé.

Na verdade, eles também podem fortalecê-la porque as crenças e práticas baseadas na fé podem ajudar as pessoas a darem sentido à sua história de vida. Em outras palavras, o trauma desafia muitas suposições sobre quem somos, qual é o nosso propósito e como dar sentido a um evento traumático. As crenças e práticas baseadas na fé oferecem recursos significativos para ajudar a navegar por essas questões.

Portanto, embora as pessoas possam ter tido acesso limitado a prédios como igrejas ou sinagogas durante a pandemia, elas ainda tiveram acesso a recursos espirituais que podem ajudá-las a enfrentar eventos traumáticos. Isso pode explicar os dados que mostram que alguns indivíduos afirmam que sua fé é mais forte do que antes da pandemia.

*Danielle Tumminio Hansen é professora assistente de Teologia Pastoral e diretora de Educação de Campo, no Seminário do Sudoeste em Austin, Texas.

©2021 The Conversation. Publicado com permissão. Original em inglês.

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