Foto: Arquivo pessoal/Maria Rigo| Foto:
Ouça este conteúdo

Com aulas no período noturno, dezenas de trabalhos solicitados pelos professores e a necessidade de usar o computador, familiares e amigos imaginavam que a idosa Maria Santos Rigo desistiria do curso de Letras já nos primeiros meses. “Até eu achava que não ia conseguir”, revela a moradora de Canoas, no Rio Grande do Sul. No entanto, ela foi uma das alunas mais dedicadas da turma, se destacou em diversas atividades e se formou, com honras, aos 83 anos. “Ver todos os meus colegas me aplaudirem em pé quando peguei o diploma foi maravilhoso e emocionante”.

Em entrevista ao Sempre Família, Maria conta que o sonho de ingressar na faculdade era antigo, mas as oportunidades, escassas. “Quando eu era criança, vivia na cidade de Triunfo, no interior gaúcho, e as escolas ficavam muito longe”, recorda. Mesmo assim, a garota se esforçava para estudar, demonstrava imensa paixão pelas disciplinas de literatura e língua portuguesa, e conseguiu terminar o Ensino Médio — privilégio de poucos em sua época. “Só que meu sonho de chegar à faculdade acabou não dando certo por condições financeiras”, lamenta.

Maria se casou aos 18 anos, teve dois filhos, e não conseguia valor suficiente para continuar os estudos e nem tempo para dedicar-se à escrita. Assim, só voltou a ter contato com poemas, contos e literatura brasileira depois que as crianças cresceram e seu esposo faleceu. “Fiquei viúva aos 49 anos e foi nesta fase que comecei a participar de eventos literários”, recorda a idosa, que venceu concursos de poesia, escreveu livros, fundou a Casa dos Poetas de Canoas e passou a frequentar, por anos, palestras a respeito do tema.

E foi em um desses eventos que a oportunidade de voltar à sala de aula surgiu: uma oficina de literatura para terceira idade promovida pela Universidade LaSalle. “Lá eles perceberam o quanto eu gostava de escrever, então a coordenadora do curso de Letras me incentivou a ingressar na faculdade”, conta dona Maria.

Com 77 anos na época do convite, ela ficou preocupada a respeito do que enfrentaria na faculdade e se conseguiria lidar com a diferença de idade em relação aos colegas. No entanto, aceitou o convite e, desde o primeiro dia na instituição, percebeu que havia feito a escolha certa. “Lembro que os professores pediam para nos apresentarmos e, assim que eu falava minha idade, todos ficavam surpresos”, recorda, ao garantir que fez inúmeras amizades e que, além de aprender bastante, aproveitou cada aula como terapia. “Até esquecia minha idade quando estava com meus colegas”.

CARREGANDO :)

“Até esquecia minha idade quando estava com meus colegas”

Sua motivação ainda inspirou professores como a pesquisadora Lúcia Regina da Rosa, que nunca havia lecionado para um estudante daquela idade e aprendeu muito com a experiência. “Sabedoria não tem diploma, e a Maria é muito sábia”, afirma, ao lembrar do exemplo que a octogenária deu aos colegas durante os seis anos em que frequentou o curso. “Ela sempre foi esforçada e queria apreender tudo”, disse. “Mas o que me marcou mesmo é que ela não faltava às aulas, mesmo sendo à noite, com chuva e frio”.

Além disso, Maria “driblou” as dificuldades com tecnologia ao entregar diversas atividades escritas à mão, imprimir materiais para leitura em vez de lê-los no celular e contar com a ajuda da filha para digitar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). “Não foi fácil, mas valeu cada segundo”, garante a gaúcha, que hoje incentiva pessoas de todas as idades a estudar. Afinal, “sempre é tempo de aprender”.

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]