Amigos do livro

Abrigo dos EUA une crianças e animais resgatados em programa de incentivo à leitura

  • Por Equipe Sempre Família
  • 26/01/2021 14:40
Um abrigo da Pensilvânia ficou famoso por permitir que crianças leiam para os animais. Programa incentiva adoção e leitura
Estudos mostram que crianças que convivem, desde cedo, com animais de estimação desenvolvem melhor a socialização, a rotina e a responsabilidade.| Foto: Reprodução/Instagram Animal Rescue League of Berks County

Crianças do Condado de Berks, no estado norte-americano da Pensilvânia, têm tido um motivo a mais para praticarem o hábito da leitura. É que um abrigo local decidiu abrir as portas para que os pequenos leitores encontrem uma plateia muito especial: animais resgatados que adoram receber atenção.

Siga o Sempre Família no Instagram!

Lançado em 2013, o programa, na verdade, tem mais de um propósito. Primeiro, motivar as crianças a lerem e, depois, acalmar os gatos – que apreciam o som ritmado da voz humana. Durante algumas épocas do ano, quando há animais saudáveis e bem socializados, as crianças podem até entrar nos gatis e sentarem junto às colônias de gatos soltos para interagirem de pertinho.

“A iniciativa surgiu quando um membro da equipe do abrigo procurava oportunidades para seu filho aprimorar a habilidade de leitura e viu no gatil um público cativante e sem julgamentos”, diz o site da Animal Rescue League of Berks County (ARL).

Em algumas épocas do ano, crianças podem entrar nos gatis para interagir com os animais. Foto: Reprodução/Instagram Animal Rescue League of Berks County
Em algumas épocas do ano, crianças podem entrar nos gatis para interagir com os animais. Foto: Reprodução/Instagram Animal Rescue League of Berks County

Hoje, o “Amigo do livro”, como é chamado, recebe crianças do 1º ao 8º ano de escolas da região do Berks e é conhecido no país inteiro. Os voluntários mirins podem, ainda, levar os próprios livros que têm em casa ou pegar emprestado na pequena biblioteca montada especialmente para recebê-los.

Benefícios

Estudos mostram que crianças que convivem, desde cedo, com animais de estimação desenvolvem melhor a socialização, a rotina, a organização e a responsabilidade. Há pesquisas, inclusive, que descrevem uma evolução no sistema imunológico infantil por meio dessa relação, prevenindo assim várias doenças.

A leitura, por sua vez, traz benefícios já nos primeiros meses de vida, ajudando no desenvolvimento social, emocional e na linguagem dos pequenos. Um estudo da Associação Americana de Pediatria (AAP) mostrou que ler em voz alta para os filhos – mesmo antes de eles entenderem o que se passa – melhora a memória e a inteligência dos bebês e traz até benefícios para a cognição dos pais.

Além de reforçar a relação entre pais e filhos, ler em voz alta, conversar e cantar para as crianças ajuda, ainda, a prepará-las para a alfabetização. Veja aqui 5 dicas para estimular o hábito da leitura nos seus filhos.

Deixe sua opinião

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.