Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
varias fotos de viagens de familia
foto 5
Flávia Sphair

Turismo em Família

Dicas para passeios com as pessoas que você ama

Ideias e destinos para famílias com adolescentes

Viajar em família com adolescentes é sim possível, e com a participação de todos e o destino certo, com certeza será incrível!

Rua de Beverly Hils - Los Angeles/CA
Crédito: Arquivo Pessoal - Beverly Hills - CA/EUA

Planejar uma viagem com filhos adolescentes pode não ter uma logística tão grande de providências a serem tomadas como uma viagem com crianças pequenas, mas pode ser muito desafiador em outros aspectos, afinal, é uma fase cheia de opiniões e contradições, e ainda que o desejo dos pais seja estar com eles, nem sempre a “recíproca é verdadeira”. Como então agradar à todos?

Acredito que viagens em família com adolescentes podem ser muito boas sim, desde planejadas com equilíbrio e com e que envolva os gostos e os desejos de todos. Quando os filhos já estão nesta fase, é fundamental que exista muita conversa e que as sugestões de passeios e destinos sejam discutidas e decididas entre todos, de forma bem clara. Não só para viagens, mas quando jovens possuem voz ativa no lar e sua opinião é considerada antes de uma decisão final, a chance de sucesso na viagem é maior.

O insta do Turismo em Família tá cheio de dicas boas, segue a gente!

Não significa que o foco precisa ser totalmente no adolescente, cada membro da família escolher algo que goste. Não adianta levar toda família acampar em uma chapada para ver cachoeiras e cânions se a mãe detesta dormir em barraca, mas pode funcionar se a família visitar um destino com trilhas e cachoeiras próximas de um hotel com um centrinho pra passear, e que nesse dia a família se divida um pouco onde um filho faça o passeio com o pai e a mãe aproveite um pouco de uma piscina e das compras, e todos se reúnem mais tarde para almoçar juntos. Cada família tem suas preferências e realidades, e acima de tudo a viagem é para ser algo agradável e por isso precisa ser boa para todos!

É difícil que 100% dos momentos e passeios agradem à todos, mas é justo combinar tudo como “vamos neste parque de diversões hoje, mas amanhã vamos no museu que seu pai quer conhecer”. E deixá-los à vontade no roteiro ajuda bastante, veja só:

  • O momento é família, mas deixe ele conversar no celular com seus amigos se um passeio não for tão atrativo, claro, tudo na medida certa (não precisa levantar, comer e ficar o tempo todo online)… mais uma vez, o combinado não sai caro. Inclusive, se puder, participe, tire fotos e deixem eles publicá-las nas redes sociais se assim desejar.
  • Se os gastos permitirem ter companhia, leve junto um(a) primo(a) ou um grande amigo para curtir o momento com sua família que pode ficar mais legal.
  • Acordar cedo para fazer muitos passeios talvez não seja o que um adolescente deseja, então aproveitar para fazer algumas coisas um pouco mais tarde não é má ideia. Claro que existem horários para determinadas atrações, mas é importante que esse interesse venha dele e que não precise convencê-lo de acordar todos os dias da viagem.

Porém, hoje meu objetivo final é sugerir algumas ideias de como definir o destino ideal para viajar com filhos adolescentes, e baseado no que já conhecemos de alguns gostos comuns, aqui vão algumas ideias que podem ajudar:

Destinos de seriados/filmes favoritos: em geral, adolescentes assistem séries e filmes do momento, e conhecer onde foram rodados alguns cenários de seus programas favoritos pode ser uma ótima ideias, inclusive com lugares que agradem os pais em conjunto. Um exemplo bem clássico é o filme romântico “A Culpa é das Estrelas” que foi uma febre entre muitos jovens e foi em parte rodado em Amsterdã. Já os fãs de Star Wars podem embarcar à Tunísia para encontrar salas em arenito que foram a casa de infância de Luke Skywalker. E o clássico Harry Potter tem paisagens por todo o Reino Unido. As série não ficam de fora também: Fãs de Breaking Bad podem visitar vários cenários em Albuquerque (Novo México/EUA) ou as apaixonadas pela série Once Upon a Time podem conhecer Stevenson, Richmond (British Columbia) e Vancouver no Canadá onde a série foi rodada. As possibilidades são enormes!

Conhecer espaços ou assistir torneios de um esporte que pratiquem: Tem um filho que nada e vai ter uma competição de natação no Rio de Janeiro com os melhores do continente, porque não ir? Ou se tem fãs de esporte em geral na família, conhecer estádios, quadras e assistir jogos combinados é uma boa pedida também. Vai que dá pra assistir um grande torneio do ano e combinar com um destino badalado, por exemplo, um grand slam aos fãs de tênis na Austrália? Seria inesquecível.

E aqui vão alguns ugares que são uma boa pedida no geral:

Balneário Camboriú/SC: A cidade é destino de shows e eventos, super estruturada com bons hoteis, shoppings e restaurantes; está bem ao lado do parque temático Beto Carrero e conta com o parque Unipraias com muitas atrações radicais, além de ter boas praias ao longo do município e próximas do centro. Acredito que é um destino completo para vários gostos e bacana para jovens!

Crédito: Arquivo Pessoal -  Arraial d'Ajuda/BA
Crédito: Arquivo Pessoal – Arraial d’Ajuda/BA

Arraial d’ Ajuda e Porto Seguro/BA: Dos destinos de praia brasileiros, essa é uma das opções que pessoalmente acho mais bacanas para jovens. Arraial e Porto Seguro são mais baratas que outras vizinhas nordestinas e já tem um clima de festa por se tratar de um destino de formaturas. As praias são lindas e tem ótimas opções de esportes náuticos, uma vila linda e agitada com lojas e restaurantes, um parque aquático show de bola e praias maravilhosas, incluindo a incrível Praia do Espelho. Vale a pena!

Fortaleza/CE: outra capital nordestina muito bacana que dá pra aproveitar muito bem no Brasil. O Beach Park por si só já é um excelente motivo para todos os adolescentes aproveitarem muito a viagem, mas Fortaleza tem alto astral, barracas incríveis nas praias e boa estrutura. É porta de saída para outras praias legais também como Canoa Quebrada, Cumbuco e Jericoacora e dá pra fazer os clássicos passeios de buggy e outros “com emoção”.

Ecoturismo no Brasil: Se existe espírito e pique para trilhas e aventuras na família, eu recomendo ir fundo em destinos lindos como Chapada Diamantina, Chapada dos Veadeiros, Jalapão e Bonito. São locais muito bonitos e como existe certa dificuldade para ir com crianças nesses lugares, com adolescentes já dá pra aproveitar melhor lugares assim.

Calçada da, Fama, Los Angeles/EUA
Crédito: Arquivo Pessoal – Calçada da, Fama, Los Angeles/EUA

Estados Unidos – de Leste à Oeste: Não dá pra negar que Estados Unidos para adolescentes sempre será uma boa opção, é a terra da diversão, não tem jeito. O que basta saber é o que seu(s) filho(s) mais gostam para decidir a cidade que vocês irão. Aqui estão só algumas entre as muitas opções:

  • Las Vegas pode até não ser permitido eles jogarem, mas tem muitos shows, lojas temáticas e atrações mais do que interessantes (já falei de Vegas antes, dá uma olhadinha aqui).
  • A Califórnia tem cidades super jovens como San Diego, San Francisco e a capital do cinema Los Angeles, que conta com praias baladas e parques temáticos – Dá pra ir na Disney, Universal e Six Flags com suas incríveis montanhas russas.
  • Se quiser algo mais conhecido, as clássicas Miami e Orlando nunca saem de moda e tem muitas opções para aproveitar que você já tem ideia do que se trata (mas acompanhe nossa viagem agora dia 02 de março para lá no instagram e pegue mais umas dicas boas).
  • Nova Iorque não dorme cedo (sim como nossas estrelas do post). Ela é cheia de atrações incríveis, cultura, e uma times square que não dorme, e você pode passar 6 meses lá que ainda falta o que fazer, tem programas para todos!
  • E se tem quem curte Natureza e Surfe, imagina só o que será uma viagem ao Havaí? Nem preciso mais comentar!

 

Riviera Maya / México: Eu vejo a região, que compreende especialmente Cancún e Playa del Carmen, como uma “Disney da Natureza”. Lá existem não apenas lindas praias e sítios arqueológicos interessantes, mas você consegue nadar em cavernas, fazer tirolesas incríveis e nadar em cenotes de tirar o fôlego. Também tem bastante vida noturna, grandes redes de hoteis e restaurantes e muita diversão.

E um resort, vale a pena? Bem, depende. Especialmente nos All Inclusives É bacana o fato de você poder comer quando quiser, relaxar na beira da piscina, aproveitar várias opções do hotel, mas é um fato que mais famílias com crianças pequenas do que famílias adolescentes frequentem esses espaços, e nem sempre existe programação para essa faixa etária, e nem mesmo como conhecer outros adolescentes. Alguns recebem mais ou menos famílias com jovens, e vale a pena pesquisar antes de tomar uma decisão. O perfil de cada pessoa e família conta bastante. Não faz tanta diferença se seu filho tem um perfil mais caseiro e curte passar boa parte do tempo com os pais numa boa, mas ele gosta de estar com outras pessoas e fazer amizades em um resort que não tenham outros como ele, pode ser frustrante, melhor decidir com calma e pensar bem!

Dá sua opinião pra mim e chama seus filhos para verem o post: acha que esqueci de alguma opção imperdível? Para onde vocês iriam? E se ainda não sabiam, espero ter ajudado!

 

Gostou? Acompanhe em primeira mão fotos, dicas e opções bacanas de passeios pra família agora também no Instagram @turismo_em_familia e nas demais redes sociais exclusiva do blog (e não esqueça de deixar suas sugestões, perguntas e comentários):

Fanpage: www.facebook.com/turismoemfamilia.semprefamilia

Painel do Pinterest: br.pinterest.com/fsphair/blog-turismo-em-familia/

Bom passeio!

Por

Comentários

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Leia também