Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
varias fotos de viagens de familia
foto 5
Flávia Sphair

Turismo em Família

Dicas para passeios com as pessoas que você ama

Bruxelas: Uma simpática capital europeia para toda a família

História, quadrinhos e comidinhas deliciosas: Bruxelas pode não ser a estrela da Europa, mas é mais legal para sua família do que você poderia imaginar!

Crédito: Arquivo Pessoal -Galeries Royales Saint-Hubert
Crédito: Arquivo Pessoal -Galeries Royales Saint-Hubert

Estava eu pensando no próximo destino que eu gostaria de compartilhar aqui e me deparei com minhas fotos de Bruxelas. Foi uma visita rápida que fiz à capital da Bélgica, mas que me deixou com tanta vontade de querer voltar, e também de comprovar que esta capital tem programas super legais para a família toda. É uma cidade linda, fácil de circular e cheia de atrativos interessantes à todos.

Crédito: Arquivo Pessoal
Crédito: Arquivo Pessoal – Jardim Mont des Arts

Bruxelas não é o primeiro destino de alguém que segue ao velho continente geralmente, mas é uma cidade muito bacana e que merece ao menos sua consideração em uma viagem para a Europa, especialmente se estiver em Paris.

2 dias é mais do que suficiente para visitar todos os principais atrativos, mas mesmo se você fizer como eu e for em um bate e volta de 1 dia, já dá pra aproveitar super bem. Dificilmente alguém vai à Europa apenas para ir à Bruxelas, mas assim como nós, você pode ir para Paris (e já tem dicas que dei neste post anterior) e tirar um dia pra ir e voltar de lá.

Saindo da capital francesa, dá pra ir de ônibus, mas de trem então é ainda mais rápido, 1h20 de viagem você está lá! E se você for direto ao centro da cidade nem precisa de metrô: em 15-20 minutos você chega andando à maior parte de seus passeio, já que a maioria das coisas que você deve ver está ali, mas claro, tem alguns monumentos que são um pouquinho mais distantes, então você vê o que é melhor para todos, e obviamente, famílias com crianças tem o fator maior de cansaço dos pequenos, então é melhor dosar o que funciona mais para cada um. Ah, cidades mais antigas infelizmente não são tão acessíveis, então, nas áreas mais centrais e históricas, o piso é pedras e paralelepípedos, eu não recomendo carrinhos de bebês e crianças, mas você pode circular mais devagar ali, ou com slings, vai funcionar!

 

Aproveite 2 dias em Bruxelas e encontre aqui sua estadia: Hospedagem em Bruxelas

 

Algumas coisas legais – e algumas únicas – de Bruxelas:

Crédito: Arquivo Pessoal
Crédito: Arquivo Pessoal

Arquitetura e História: Assim como a maioria das cidades europeias, lá estão algumas das mais lindas construções e também carrega história. Aquelas casinhas fofas e de tijolinhos fazem parte da beleza de Bruxelas. Também há, é claro, igrejas e prédios bem conservados e belos. O país também ainda possui um sistema de monarquia, e é possível ver traços de momentos da realeza, como fotos dos casamentos de príncipes na Catedral, que está na região central (não é meu detalhe favorito, mas os locais são lindos).

Quadrinhos: Sabia que Bruxelas é a capital mundial das Histórias em Quadrinhos? Algumas lendas desse universo, como As Aventuras de Tintin vieram de lá. E dá pra sentir mesmo que a cidade respira os quadrinhos. Você não vai deixar de ver paineis imensos em prédios da cidade com desenhos incríveis dessas obras (catalogados são pelo menos 50, o que faz da cidade um museu a céu aberto, e incrivelmente “não briga” com os demais monumentos históricos). Pessoalmente gosto disso porque acho um programão familiar – para crianças, jovens e adultos – é algo que contagia à todos, mesmo para quem não é tão fã. Mas claro, para quem gosta da ideia, não podia faltar um museu exclusivo de quadrinhos, certo? Não se preocupe que o Centre Belge de Bande Dessinée (Centro Belga de Histórias em Quadrinhos) é o seu lugar. Tem 4 andares de exposição que você pode ver da criação até raras tirinhas de quadrinhos antigas, e claro, uma loja que vai tornar qualquer pessoa amante da arte.

Crédito: Arquivo Pessoal

Lojas temáticas: Não dá pra não citar estas lojas divertidas que Bruxelas possui, dando destaque para duas: a primeira é a loja dos Smurfs. Nossos amigos azuis, e que fizeram parte da maioria da infância das pessoas e também vieram de lá, tem uma loja exclusiva, com uma grande estátua que nos recepciona na porta. A loja em si não é tão grande, mas é fofa e tem artigos bem bacanas: miniaturas, pelúcias e muitos souvenires divertidos. Tem também uma pequena exposição, mas acabei não visitando. Outra loja que é show é a loja do próprio Tintin, que fica entre a Grand Place e a Galeries Royales Saint-Hubert (já falarei delas). Também não é uma loja grande, mas tem artigos super legais de nosso repórter, seu fiel Milu e demais personagens. É bem legal e vale a pena visitar pelo menos. Eu não resisti e saí com uma caneca que tem um efeito de névoa. Como já falei, é mesmo a cidade dos quadrinhos e a capital respira isso em todo o lugar! Tenho certeza que todo mundo vai gostar de passear nessas lojas!

 

Nada de viajar para a Europa sem Seguro Viagem. Esteja prevenido e encontre a melhor opção com 5% de desconto no Seguro Viagem com o cupom TURISMOEMFAMILIA: Seguros Promo

 

Parques e Praças: Um pouco para cima da região central, há parques e praças bonitas e diversas para passear e quem sabe levar a criançada correr um pouco, no caso de famílias com crianças pequenas. No início do post coloquei o belíssimo Jardim Mont des Arts, muito bem conservado e maior do que você pode ver na foto. A noite ele geralmente está iluminado. Também é possível visitar o Parlamento Belga – porém tem dias certos e precisa fazer agendamento – e na frente dele tem um belíssimo parque com uma fonte, e vi crianças de escolas passeando e brincando por lá. Isso só nas proximidades centrais, com certeza você encontra mais opções nos arredores.

Crédito: Arquivo Pessoal
Crédito: Arquivo Pessoal

A maravilhosa gastronomia: Se tem algo que amo da Bélgica é a comida, e que toda a família vai gostar. Os belgas são os inventores da batata frita, e a batata frita belga é realmente diferente, não posso negar que foi a melhor que comi na vida, tem que provar, e recomendo repetir a porção porque não sei o que eles inventaram, mas ela é mais saborosa. Há algumas lanchonetes específicas disso em todo o centro, vale mesmo beliscar.

Outra delícia imperdível são os waffles. Este doce tradicional de lá também tem sabor único, e você pode pedir em qualquer um nas proximidades turísticas (comi do lado da estátua Maneken Pis, que também já falarei dela, na rua, e foi maravilhoso) mas claro, eles tem de vários sabores, mas eu acho que a melhor opção para a primeira vez é pedir com chocolate belga em cima né… imperdível.

E os chocolates? Não dava para não mencionar, e tem chocolate belga em toda esquina. As casas mais tradicionais são a Neuhaus e a Godiva, que são obviamente deliciosas, mas tem ainda muitas outras marcas que são locais, muito saborosas, e você vai ser obrigado a prová-las para descobrir a sua favorita. Preços e opções variam bastante, mas tem dezenas de lojas mesmo, o único problema vai se decidir qual e quanto você vai conseguir trazer para sua casa depois da visita à Bruxelas.

Por fim, para os adultos, a cerveja belga também é bastante famosa. Como não bebo, não tenho como falar muito do assunto, mas vi muitas opções por lá, afinal dizem que tem mais 1000 tipos disponíveis. Mas mesmo para quem não bebe e para quem não é maior de idade, as opções já mencionadas antes rendem bem, certo?

Crédito: Arquivo Pessoal
Crédito: Arquivo Pessoal – Um pedacinho da Grand Place

Grand Place, Galeries Royales Saint-Hubert e Maneken Pis: Falando de atrativos famosos e específicos de Bruxelas, a Grand Place é de fato o mais famoso local. Imortalizada como a praça mais bela do mundo pelo escritor Victor Hugo, é de fato, belíssima. Entre as construções mais famosas, estão a Prefeitura e o Museu de Bruxelas, imponentes e extremamente bem conservadas. Ah, está bem próxima uma data especial do ano nela: na primeira semana de agosto é colocado um tapete florido que encanta ainda mais o local, e claro, mais turistas acabam visitando o local.

 

Viaje conectado desde o Brasil e com 10% de desconto para Chip Internacional com o cupom @TURISMOEMFAMILIA: Brasil Roaming

 

Um pouco antes da Praça, está outro local bonito é bacana, as Galeries Royales Saint-Hubert. Com uma linda arquitetura de influência italiana, possui uma série de lojas (muitas de chocolates) e seu teto é uma obra de arte. Também da acesso, no meio dela, à uma rua de restaurantes diversos, que é uma boa opção de almoço com menu de 3 pratos, caso não queira ficar só no lanche e comer algo melhor.

E andando um pouco mais de 2 quadras para o outro lado Praça. oposto das Galerias, está a pequena e famosa estátua Maneken Pis. Conta a lenda que um menino conseguiu apagar um incêndio com seu próprio xixi. Apesar de a história ser bizarra, ela pegou e a homenagem ao pequeno bombeiro virou um atrativo famosíssimo. De tempos em tempos, a estátua ganha roupinhas, com significados diferenciados, e todos os trajes que ela já recebeu você consegue ver no Museu de Bruxelas (eu vi ele como veio ao mundo, sem roupinha). Ali é jogo rápido, e confesso que não deixo de visitar, mas, como já comentei, também aproveitei pra comer o melhor waffle da vida ao lado dele, que foi minha melhor parte deste atrativo.

Atomium: Este atrativo já não está na parte central de Bruxelas, mas com certeza vai chamar sua atenção e de jovens e crianças. Foi criado em 1958 para uma Exposição Mundial, e a ideia era desmontá-lo no término, mas fez tanto sucesso – foi tão bem feito – que lá está até hoje. Você tem uma vista panorâmica de lá, o que é sempre legal de ver em uma viagem!

Crédito: Arquivo Pessoal
Crédito: Arquivo Pessoal – Loja do Tintin

Por fim Bruxelas é uma cidade que merece ser visitada, quem sabe está na hora de incluí-la em seus planos de viagem, e porque não, com toda a família?

Ah, ainda em tempo, um dos detalhes que gostei bastante de lá foram as placas. Você pode não perceber ou acreditar, mas as placas para localização realmente funcionam se você segui-las (em qualquer lugar do mundo mesmo), e em Bruxelas tem muitas, mais do que eu costumo ver por aí, e fica bem mais fácil encontrar o que você busca, mais um ponto positivo para ela!

Vai viajar no Brasil e no Mundo? Acompanhe as dicas em tempo real no Instagram @turismoemfamiliablog ou no pinterest.com/turismoemfamilia e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos!

Reserve sua Hospedagem aqui: Booking.com

Tenha 5% de desconto no Seguro Viagem com o cupom TURISMOEMFAMILIA: Seguros Promo

Garanta 10% off para Chip Internacional com o cupom @TURISMOEMFAMILIA: Brasil Roaming

Veja outras vantagens locais, quem sabe é seu destino: Descontos e Benefícios

Bom passeio!

Por

Comentários

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Leia também