É importante que o RH da empresa estimule os funcionários, mas cada um pode fazer sua parte para tornar as reuniões online melhores.
É importante que o RH da empresa estimule os funcionários, mas cada um pode fazer sua parte para tornar as reuniões online melhores.| Foto: Paige Cody/Unsplash

Cativar os colegas de trabalho nunca foi tão desafiador. Antes (da pandemia), os encontros na copa do escritório, almoços com a equipe e bate-papo depois do expediente favoreciam a conexão. Agora, com o home office, tudo mudou. “Eu vejo que muitas empresas estão bem atentas a isso e buscando levar aquele clima de cafezinho, de corredor, também para as videoconferências”, diz a psicóloga, job hunter e especialista em recolocação, Tais Targa.

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Para ela, que diz já ter visto “de tudo” (de happy hour online – em que os funcionários ganham vouchers para comprar as bebidas – a café da manhã juntos, cada um na sua casa com o seu pão com manteiga), as empresas precisam agir. “É importante que o RH entre em ação, tenha algumas diretrizes e também nas reuniões de liderança é possível falar dessas questões”, sugere.  

“É legal, também, usar os recursos dos aplicativos [de reuniões virtuais] para deixar os encontros mais interativos e dinâmicos. Levantar a ‘mãozinha’ na hora de falar, é o tipo de coisa que deixa tudo mais organizado, além de ter um mediador que permita que todos falem”, completa a empresária, palestrante e referência em produtividade, Tathiane Deândhela.

Mas, além desse incentivo por parte das empresas, nós separamos uma lista com cinco atitudes que vão ajudar você a cativar os colegas de trabalho durante as reuniões online:

  1. Sorria

    Embora essa seja uma dica óbvia (mas eficaz), as videoconferências trazem uma oportunidade única: em vez de sorrir para uma pessoa de cada vez – como aconteceria em uma sala de reuniões convencionais – pela internet você pode sorrir para 20, 30, 50 ao mesmo tempo. Já pensou nisso? O sorriso evidencia que você está feliz em ver alguém e gera reciprocidade.

    O escritor norte-americano, Dale Carnegie, usou o exemplo dos cachorros para explicar isso. “Eles ficam tão contentes em nos ver que pulam em nós. Por isso, naturalmente, sentimos prazer em vê-los” diz um trecho do livro “Como fazer amigos e influenciar pessoas”. Portanto, sorria!   
  2. Descubra interesses em comum

    Encontrar assuntos em comum (que não os do trabalho) é outro passo para estabelecer vínculos virtualmente. É claro que à distância fica muito mais difícil puxar assunto com aquele colega que torce para o mesmo time que você ou que também ama cozinhar, mas aqueles minutinhos que antecedem o início formal da reunião (até que todos entrem) são ideais para descobrir afinidades.

    Comece puxando assuntos gerais, que todo mundo se identifica: “Nossa, hoje meu vizinho resolveu instalar os armários novos da cozinha. Está o maior barulho”, ou com perguntas “Como vocês estão ocupando as crianças em casa?”.
  3. Conte histórias

    Essa, sem dúvida, é a dica mais importante. Em entrevista à BBC News, o psicólogo Jerome Bruner disse acreditar que os fatos sejam até 22 vezes mais memoráveis ​​quando apresentados na forma de história. Por isso, conte histórias. Se conseguir adicionar informações sensoriais, melhor ainda. “Então, eu estava tranquilamente escrevendo o último e mail quando veio aquele cheiro de queimado da cozinha...”, “Eu estava olhando pela janela do meu apartamento quando vi a tempestade se aproximando”, são alguns exemplos. Esse é o primeiro passo para chamar a atenção de alguém.
  4. Elogie as boas iniciativas

    Elogios genéricos que a gente ouve o tempo todo, como “Nossa, essa cor de camisa ficou ótima em você” ou “Seu cabelo tá tão bonito” podem até deixar seu colega lisonjeado, mas não geram conexão entre vocês. Nesses casos, elogiar as pessoas que realmente merecem ser reconhecidas, sim, é um diferencial que as mantém no caminho certo e faz com que queriam continuar acertando.

    Por isso, se você é gestor e alguém da equipe faz uma observação inteligente durante a chamada de vídeo, diga isso a ele na hora: “Que boa observação, Fulano”. O mesmo vale para quem tiver uma boa ideia. “Sensacional a sua ideia”. Não deixa a oportunidade passar.
  5. Leve a reunião a sério

    A gente sabe que você deve estar encantado com a possibilidade de participar de reuniões de pijama ou de ouvir a apresentação do seu colega enquanto lava a louça do almoço, mas as videoconferências não foram feitas para passar o tempo e, sim, para estimular a conexão e construir ideias. Portanto, esteja totalmente presente sempre que for chamado. Capturar algum detalhe da explicação do seu chefe ou prestar atenção no que os outros membros da sua equipe falaram pode ser crucial para te manter entrosado.
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