Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Crédito: Bigstock.
Crédito: Bigstock.
Pais e filhos

Tem criança na cozinha

Que tal colocar seus filhos para cozinhar? Eles amam ajudar e algumas receitas podem ser preparadas com o acompanhamento dos pais

Estar na cozinha é uma delícia para muita gente. Programas de televisão, cursos e informações estão cada dia mais acessíveis, tudo para incentivar as pessoas a se aventurarem no universo gastronômico. Então que tal colocar seu filho na atividade? Eles amam ajudar, e algumas receitas simples podem ser preparadas por eles com o acompanhamento dos pais.

Um super programa de família que ainda auxilia na apresentação de novos alimentos e pode desenvolver hábitos saudáveis. Para a nutricionista Elisangela Cembrani, mais do que um programa divertido, essa pode ser uma forma lúdica de apresentar novos alimentos às crianças desde bem pequenas. “Com dois anos já é possível ajudar descascando uma banana ou colocando os ingredientes dentro da tigela. Mesmo que não possam ‘colocar a mão na massa’, elas podem ficar perto para conhecer os alimentos, experimentar, sentir as texturas, os aromas e perceber como os alimentos podem ser transformados. A criança também aprende que pratos gostosos podem ser feitos em casa, sem a necessidade constante de se consumir alimentos industrializados”, conta Elisangela.

A participação dos filhos também desperta a curiosidade deles para experimentar o que prepararam, e é nessa hora que entram frutas, vegetais, sementes e farinhas integrais.

Além disso, cozinhar estimula a criatividade e a coordenação motora. Ah, e ler a receita e medir os ingredientes já é uma aula de interpretação de texto e matemática. E aí, inspirado? Então fique atento às dicas de segurança:

  1. Antes de começar a cozinhar é necessário orientar a criança quais são os limites e os perigos dentro da cozinha.
  2. De um modo geral elas devem ficar longe das fontes de calor (fogão, forno).
  3. Nunca deixe as crianças sozinhas na cozinha.
  4. Mantenha fora do alcance utensílios cortantes ou que possam se quebrar.
  5. Selecione utensílios seguros para o preparo da receita e acompanhe cada etapa.

 

Bom, agora que estão todos animados é hora de colocar a mão na massa. Acompanhe duas receitas sugeridas pela nutricionista e boa diversão!

Pão de Mandioquinha

Ingredientes:

500gr de mandioquinha cozida e espremida

2 xícaras de polvilho azedo

2 xícaras de polvilho doce

¾ de xícara de óleo de girassol

1 colher de chá de sal marinho

1 xícara do caldo do cozimento da mandioquinha (se necessário).

 

Modo de preparo:

Cozinhe a mandioquinha com água e uma colher de chá de sal. Reserve o caldo. Numa tigela amasse a mandioquinha até virar um purê, acrescente o polvilho azedo, o polvilho doce, o sal e o óleo e misture com as mãos até obter uma massa moldável. Se necessário acrescente o caldo aos poucos. Faça bolinhas e coloque numa forma sem untar, deixando espaço entre elas. Asse em forno pré-aquecido a 180 °C por 30 minutos ou até que fiquem levemente dourados.

 

Bolo de Banana 100% aveia

Ingredientes:

4 bananas maduras

2 xícaras de farinha de aveia

3 ovos orgânicos
1/3 xícara de óleo de girassol
½ xícara de açúcar demerara ou mascavo
1 colher (sopa) fermento em pó
1 colher (sobremesa) de canela em pó
Modo de preparo:

Bata no liquidificador os ovos, o óleo, as bananas e o açúcar.

Vire a mistura numa tigela, acrescente a aveia, a canela e misture bem. Por último misture o fermento. Leve para assar em forma untada, em forno pré-aquecido a 180 °C por 30 minutos.

 

Leia também