11 alimentos que substituem a farinha branca

A farinha branca sempre teve espaço garantido na lista de compras dos brasileiros.

Mas seja em busca de uma alimentação mais saudável ou por intolerâncias, muitas famílias têm buscado outras alternativas

Farinha de Amêndoas

1

É fonte de vitamina E, gorduras boas, proteína, e pode ser preparada em casa com facilidade por meio do processamento das amêndoas. 

Farinha de aveia

2

Rica em fibras, a farinha de aveia ajuda na redução do colesterol, diminui os níveis de açúcar no sangue e prolonga a sensação de saciedade.

Farinha de coco

3

A farinha de coco auxilia no funcionamento intestinal e pode ser consumida por pessoas com intolerância ao glúten.

Farinha de banana verde

4

Apresenta grande quantidade de potássio, manganês, zinco e amido resistente – tipo benéfico de amido que auxilia no controle da glicose no sangue e no bom funcionamento do intestino.

Farinha de berinjela

5

Rica em fibras, ela baixa o colesterol, melhora o funcionamento do fígado e solta o intestino. 

Farinha de linhaça

6

Rica em fibras, ela baixa o colesterol, melhora o funcionamento do fígado e solta o intestino. 

Farinha de arroz

7

A farinha de arroz possui baixo índice glicêmico. O preparo em casa é fácil: basta colocar o arroz no liquidificador e bater até obter a consistência desejada.

Farinha de chia

8

Importante fonte de selênio, indispensável para o bom funcionamento da tiroide,  e é rica em vitaminas, minerais, gorduras boas e fibras alimentares.

Farinha de quinoa

9

Considerada um superalimento por ser rica em proteína vegetal e apresentar todos os aminoácidos essenciais ao organismo, auxilia no bom humor por ser fonte do triptofano.

Farinha de feijão branco

10

Auxilia na redução de carboidratos na dieta devido à sua grande concentração de faseolamina, substância que reduz a absorção dos carboidratos no intestino. 

Farinha de grão de bico

11

Boa fonte de gordura, proteínas e fibras. Também é rica em zinco, selênio e em vitaminas do complexo B, como B1, B6, B9.