Bigstock| Foto:

Quem deseja fazer do mundo um lugar melhor para se viver, criando iniciativas capazes transformar a sociedade, às vezes esbarra na falta de apoio e mesmo de profissionalização. Às vezes elas precisam de um empurrão, ou um impulso, como sugere o nome do programa do Instituto GRPCom. O Impulso atua desde 2010 no fortalecimento e no apoio à gestão de organizações do terceiro setor e proporciona a conexão entre as entidades, de modo para que possam se tornar mais eficazes no cumprimento de suas missões. O trabalho é realizado principalmente no Paraná, mas projetos de fora do estado já foram atendidos pela iniciativa.

CARREGANDO :)

Após esse diagnóstico, elas podem aproveitar todos os outros serviços oferecidos pelo Impulso. São capacitações presenciais, cursos em plataforma de ensino à distância e palestras online (webinars) que são realizadas com o objetivo de oferecer material para o crescimento dessas organizações. Outra importante ação do programa é convidá-las a participar de redes do terceiro setor criadas nas regionais onde o programa atua, no Paraná. “A ideia é que essas organizações se reúnam uma vez ao mês, pelo menos, para compartilhar práticas e estudar assuntos específicos”, diz Rafael Finatti, coordenador do programa. Essa prática pode se refletir na criação de políticas públicas de benefício comum.

Publicidade

Acolhimento familiar cresce no Brasil como alternativa a abrigos e casas-lares

Por meio da plataforma, as instituições podem ainda publicar suas necessidades e encontrar voluntários que possam contribuir com a sua causa. Foi o que aconteceu com o projeto Escolhidos por Deus para Servir, fundado por Cenir e Renato Peixeira, pastores da Assembleia de Deus e que atuam em um bairro de Curitiba com o resgate familiar, por meio de atividades com crianças e adultos. Em um evento realizado pelo casal durante um fim de semana, 50 voluntários vindos por meio do Impulso auxiliaram no trabalho. Cenir conta que o programa foi um divisor de águas para eles: “Quando começamos, há nove anos, mal sabíamos como nos definir. O apoio do programa nos ajudou a oficializar o projeto, por meio das várias capacitações e apoio jurídico”.

Maior visibilidade

As entidades participantes do Impulso ainda podem aproveitar das facilidades que o GRPCom oferece pelo fato de ser uma empresa de comunicação. Elas podem obter um espaço para veiculação de campanhas de Publicidade Social, produzidas por elas próprias, e que, após avaliação de um comitê, podem aparecer no canal de televisão e rádios do grupo. Ainda, em parceria com a rádio Mundo Livre, elas podem participar do projeto Atitude do Bem, uma série de pílulas diárias durante a programação, além de ações integradas no Mundo em Movimento, que são ações realizadas pela rádio em Curitiba e Maringá, onde as organizações podem mostrar seu trabalho.

Ele acolhe bebês deficientes e sobreviventes de abortos

A Atitude na Cabeça, criada por Rubia Conrado é uma das instituições que já participaram do Mundo em Movimento, em uma ação na Feira do Largo da Ordem, tradicional em Curitiba. O projeto, que ajuda vítimas do câncer ou de acidentes que perderam o cabelo, promoveu a arrecadação de mechas que posteriormente se tornaram perucas. Sueli Baldan, uma das coordenadoras da instituição, avalia como fundamental o apoio dado pelo Impulso. “O atendimento dado pelo programa é excelente. Sempre são muito prestativos! Depois que nos tornamos parceiros, resolvemos desde questões jurídicas até a mudança em nossa identidade visual”, vibra.

Publicidade

Parceria sólida

“Parece que esse é um casamento de anos, mas estamos no programa somente desde 2015”: é como Renan Costa explica a importância do trabalho feito pelo Impulso junto à organização que coordena, em Colombo, na região metropolitana de Curitiba. O Lar Hermínia Scheleder, mantido pela Associação Comunitária Presbiteriana, existe há 43 anos, mas há pouco tempo se profissionalizou. “Como instituição a gente tem poucos recursos para se especializar, já que conhecimento tem um custo. O programa traz essa facilidade para nós melhorando em muito os nossos resultados”, avalia Costa. O lar trabalhando hoje com 50 crianças e adolescentes vítimas de violência e que precisam de acolhimento institucional.

 

Para mais informações sobre o Impulso acesse: www.programaimpulso.org.br

 

*****

Publicidade

Recomendamos também:

***

Publicidade

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.