Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
iPad
Educação dos filhos

4 sites gratuitos para ajudar você e seus filhos com os estudos

A internet não é só distração. Listamos quatro sites que apoiam o aprendizado e o conhecimento em diferentes etapas da vida – e ainda podem ser divertidos. Confira:

A internet oferece uma infinidade de serviços, incluindo sites criados para dar uma mãozinha nos estudos, seja em que fase da vida for. Muitos desses sites são gratuitos e a variedade de possibilidades que eles oferecem é enorme. O Sempre Família selecionou quatro desses portais para ajudar você e seus filhos com os estudos. Aproveite:

Khan Academy: foco nas ciências exatas

A Khan Academy é uma iniciativa criada em 2008, nos Estados Unidos, com a missão de oferecer gratuitamente educação de alto nível por meio de aulas em vídeo e exercícios on-line. Seu idealizador, Salma Khan, é um filho de imigrantes da Índia e de Bangladesh que conseguiu estudar no concorrido Massachusetts Institut of Technology (MIT) e que se inspirou na ajuda on-line que dava aos sobrinhos estudantes. O sucesso do projeto nos primeiros anos animou sua principal mantenedora, a Fundação Lemann, a oferecer o conteúdo em outros idiomas, inclusive o português. Em 2013, escolas públicas de São Paulo, Paraná e Ceará, em parceria com institutos de empresas brasileiras, passaram a usar as aulas e a plataforma de exercícios para ensinar matemática a alunos do 3.º, 4.º e 5.º anos. Atualmente há mais de mil vídeos em português com aulas de matemática, biologia, química e física. Para dispor do conteúdo, basta fazer o cadastro optando entre o modelo de acompanhamento para pais ou para professores.

Destaques: muitos exercícios, foco nas exatas e respeito ao ritmo individual de aprendizado.

Academic Earth: conteúdo das melhores universidades dos EUA

Para estudantes adultos e com bom nível de inglês, a Academic Earth é um paraíso. O canal disponibiliza cursos e palestras de consagradas universidades norte-americanas, como Stanford, Yale e Columbia, organizando as listas por universidade e por tema. Estão lá, por exemplo, as concorridas aulas de filosofia do direito ministradas em Harvard pelo professor Michael Sandel e convertidas no best-seller Justiça: o que é fazer a coisa certa. Mas se as Leis de Kepler ou a História das Guerras fazem mais a sua cabeça, saiba que são muito variados os temas abordados nas mais de 1,5 mil aulas de mestres mundialmente reverenciados. A iniciativa surgiu em 2008, pelas mãos de professores de Yale e do escritor Daniel Yergin, que sentiram a necessidade de ampliar o conhecimento de classe mundial para um universo maior que o dos frequentadores dos bancos acadêmicos.

Destaques: excelência e variedade das áreas de conhecimento.

Escola Kids: ajuda extra para os primeiros anos da vida escolar

O Escola Kids é o filhote mais novo do conhecido site Brasil Escola. Seu objetivo é apoiar pais e estudantes na primeira etapa do ensino fundamental, do 1.º ao 5.º ano, com material didático dos componentes curriculares dessas séries: ciências, geografia, história, português e matemática. Embora haja alguns exercícios, o forte do Escola Kids é a apresentação clara do conteúdo, ferramenta útil para os pais que descobrem, surpresos, o quanto o ensino mudou, do método de fazer contas de divisão à nomenclatura do sistema digestivo que – quem diria? – passou a se chamar sistema digestório. O site também reúne alguns jogos e textos sobre lendas e datas comemorativas que podem apoiar as pesquisas escolares.

Destaques: didatismo, apresentação atraente e foco nos primeiros anos da vida escolar.

Só Exercícios: baterias de testes para ficar craque na matemática

Se a matemática do ensino fundamental é o calcanhar de Aquiles na sua casa, este canal vai ajudar. A experiência mostra que o sucesso na disciplina é mais provável quando o estudante faz uma série longa de exercícios. E é isso que propõe o canal Só Exercícios, que divide as baterias por tema: ângulos, frações, proporções, razões trigonométricas e outros conceitos que precisam ser aprendidos até o 9.º ano. O site também traz conteúdo para quem está no ensino médio e para quem pretende prestar vestibular. Quem já é craque no assunto pode se divertir com as curiosidades e desafios, além de trocar ideias, vivências e fazer amigos nos fóruns de discussão da comunidade.

Destaques: exercícios para ensino fundamental e médio e interação.

***

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga o perfil do Sempre Família no Twitter.

Leia também