Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação| Foto:

Sempre sonhei em casar, ter meus filhos, minha casa, trabalhar e construir uma carreira, porém nunca pensei nos desafios de todas essas etapas da vida, e são muitos, principalmente conciliar tudo isso ao mesmo tempo, e hoje casada com um marido maravilhoso, duas lindas e amadas filhas, um cachorro (que não estava nos planos) e um trabalho que amo, posso dizer que é difícil, mas sim, é possível.

Bom, falando em mudança de vida, e sei que ao longo da vida todos teremos diversas mudanças, gostaria de comentar com vocês uma delas, que realmente balançou as estruturas aqui. A minha filha menor estava com seis meses e a mais velha com 6 anos, eu tinha acabado de retomar minhas atividades na área de Recursos Humanos de uma empresa de Seguros em Curitiba. Eu gostava bastante de trabalhar naquela empresa, e em Curitiba tínhamos total apoio da família para nos ajudar com as crianças e conciliar o trabalho com filhos.

Lembro que meu marido chegou em casa e comentou que a empresa onde ele trabalhava mudaria para São Paulo e recebeu um convite para participar desta nova etapa da empresa. Na hora, levei um susto enorme. Muitas perguntas vieram em minha mente, mudar de cidade? E o meu trabalho? E a nossa casa que acabamos de comprar? E as meninas longe das primas, avós, tios?

Então tomamos a importante decisão de mudar para São Paulo e eu ficaria sem trabalhar para cuidar das meninas, afinal nesta nova cidade não teríamos ajuda de ninguém para equilibrar a rotina de trabalho e filhos. Considero essa oportunidade de escolher uma sorte, pois sei que na maior parte das vezes não temos esse direito de escolha entre ficar com os filhos ou trabalhar.

Confesso que no início foi muito difícil, afinal sempre trabalhei fora e tive que começar e aprender a cozinhar, limpar casa (fiz até uma planilha para gerenciar a organização da casa kkkk), passar roupa, atividades que quando morava em Curitiba, não estavam em minha rotina. Foi um momento de muito aprendizado, de autoconhecimento, de valorizar pequenos momentos, de estar com minhas filhas o tempo todo, foi cansativo, mas maravilhoso.

Nossa! Sentia-me realizada como mãe, mas como profissional não, sentia saudades de trabalhar, de conversar com pessoas, do ambiente corporativo, então resolvi voltar a trabalhar, mas precisava ser em algo que eu pudesse continuar com as meninas e com as muitas atividades de casa, comecei a me questionar o que eu gostava de fazer e lembrei de algo que sempre gostei de fazer, auxiliar as pessoas a se arrumarem melhor, até que um belo dia estava em uma loja com minha prima Francini, e comecei a explicar para ela qual tipo de calça seria ideal para o formato de corpo dela (até aquele momento era intuitivo, ainda não tinha nenhum curso de formação), e minha prima me incentivou a pensar em trabalhar com isso, conversei com meu marido e ele me encorajou muito, assim como toda a família. Comecei a estudar bastante, fiquei 2 anos estudando, primeiro com cursos on-line, depois presencial.

Após algum tempo resolvi abrir a empresa, e hoje sou Consultora de Imagem, amo o meu trabalho, e consigo conciliar a maternidade e o trabalho de uma maneira saudável, claro que conto com o apoio de meu marido para isso, quando ele chega do trabalho fica com as meninas para eu trabalhar. Não deixa de ser muito cansativo, mas quando fazemos o que gostamos a vida fica muito mais gostosa.

Empreender sendo mãe não é fácil, escolhi trabalhar em horários alternativos (manhã, noite, finais de semana) para cuidar de minhas filhas, muitas vezes me sinto frustrada pois gostaria de trabalhar mais para ganhar mais, mas volto a pensar no objetivo deste momento de minha vida que é estar com as minhas filhas. E fico muito feliz com isso.

Muitas vezes, quando nos tornamos mães, pensamos somente em nossos filhos e esquecemos de nós mesmas, esquecemos da nossa vaidade, dos nossos sonhos profissionais e pessoais, mas eles são importantes. Minha mensagem aqui é para você buscar sua felicidade e realização, como mulher, mãe, profissional, dona de casa, em todos os papéis de sua vida, independente do que queira ou precise fazer. Uma dica para descobrir o que gosta é se conhecer melhor, pensar em seus objetivos futuros, e no que pretende fazer no futuro. Quando descobrir, estude para isso, hoje na Internet você consegue buscar diversos cursos on-line e gratuitos. Seja lá qual for sua rotina e quais escolhas você fez, não se culpe e curta os momentos com seus filhos.

Thassi Melo

*  Você pode conhecer mais do trabalho da Thassi na fanpage https://www.facebook.com/thassimelostylist/ ou no Instagram @thassimelostylist

Deixe sua opinião