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Saúde

Seis dicas para se manter saudável no tempo seco

Quando a umidade do ar está baixa e a temperatura alta, nosso corpo sofre bastante e precisa de hidratação acima dos níveis habituais

Eventualmente, massas de ar quente “estacionam” sobre alguns estados brasileiros, provocando aumento de temperatura e queda na umidade do ar. Médicos e diversas entidades ligadas à área de saúde alertam para os efeitos que essas condições climáticas podem ter no corpo, provocando, por exemplo, desidratação, ressecamento da pele, inflamação da garganta e irritação dos olhos.

Algumas ações simples ajudam a amenizar esses efeitos e são especialmente importantes para crianças e idosos. Confira:

Beba bastante água

É a mais evidente das recomendações e a mais efetiva no combate à desidratação. A quantidade ideal é relativa, dependendo principalmente de suas atividades cotidianas e de quão seco está o ar, mas em geral a sugestão dos profissionais de saúde fica entre 2 e 4 litros de água por dia, ao menos enquanto o tempo estiver muito quente e seco.

É importante destacar que sucos e refrigerantes não substituem a água, embora contenham a substância. Isso porque na composição dessas bebidas há muito açúcar, o que compromete o potencial de hidratação.

Deixe a casa livre de poeira

Passe panos molhados ou úmidos no chão e nos móveis e não deixe a poeira acumular nos estofados. O clima seco e quente somado à casa suja é a equação ideal para a proliferação de ácaros e fungos, terríveis especialmente para quem tem doenças respiratórias e alergias. Aliás, se alguém na sua família tem asma, bronquite e problemas similares, fique longe dos carpetes.

Cuidado especial com os olhos

Os olhos são alguns dos órgãos que mais sofrem com a falta de umidade e sol forte. Óculos escuros capazes de amenizar os raios ultravioletas são essenciais para quem trabalha em lugares abertos ou dirige. Além disso, oftalmologistas recomendam o uso de colírios leves ou soro fisiológico algumas vezes ao dia, mesmo àqueles que não têm problema algum de visão.

Proteja a pele

Protetor solar é item obrigatório para passeios e caminhadas. Banhos só ajudam a refrescar se a temperatura da água for de amena para fria. Esqueça a água quente e evite usar buchas na pele. Cremes hidratantes são bem-vindos.

Deixe a casa fresca na hora de dormir

Dormir bem pode ser um desafio nos dias mais quentes. A solução é tornar o ar da casa mais úmido, fazendo uso de umidificadores elétricos ou mesmo espalhando baldes de água e toalhas molhadas pelos cômodos.

Prefira esportes aquáticos

Exercícios físicos regulares ajudam na manutenção da saúde, mas aceleram a perda de água do corpo. Por isso, se você não abre mão de praticar esportes diariamente, prefira atividades na piscina, como natação e hidroginástica.

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