Experimento no Japão mostra como os vírus e outros micro-organismos se disseminam em ambientes como restaurantes
Experimento no Japão mostra como os vírus e outros micro-organismos se disseminam em ambientes como restaurantes| Foto: Reprodução/ NHK

A facilidade com que os vírus podem se espalhar em ambientes como um restaurante, mesmo quando apenas uma pessoa está contaminada, foi mostrada em um vídeo que circulou nos últimos dias pelas redes sociais.

Produzida pela NHK, emissora de televisão pública do Japão, em parceria com especialistas da área da saúde, a simulação envolve 10 pessoas em um restaurante. Uma delas, apontada como o participante "infectado", recebe uma substância fluorescente passada em suas mãos e que só pode ser vista sob a luz negra. A substância representa os micro-organismos que são espalhados por meio do espirro ou da tosse.

Na sequência, o grupo se direciona ao buffet e age normalmente, sem se preocupar com um cenário de contaminação. Ao fim da refeição, as luzes são apagadas e a luz negra é acessa, a partir da qual é possível perceber a disseminação do vírus.

Utensílios, copos, talheres, pratos e guardanapos se destacam sob a luz negra. Tampas, jarras e talheres do buffet, além da comida, também brilharam.

Teste com mãos limpas

Um segundo experimento foi realizado pela emissora, mas desta vez levando em consideração a possível contaminação, e com os devidos cuidados. Todos os participantes, inclusive o participante "contaminado", lavaram as mãos antes e durante a refeição. Superfícies que eram tocadas com frequência, como os utensílios, eram limpos ou substituídos.

Ao ligarem a luz negra, nenhuma outra pessoa tinha tido contato com a substância do participante "infectado". Como conclusão, a importância da lavagem das mãos e manutenção da higiene.

O vídeo foi postado na página oficial da NHK no Twitter no dia 8 de maio (confira abaixo). Até o momento, o número de visualizações do vídeo, na plataforma, ultrapassou os 13 milhões.

Abaixo, uma versão estendida, publicada na página oficial do Facebook da NHK (legendas em inglês):

Deixe sua opinião