Covid-19

Remédio usado contra a gripe no Japão também tem efeito sobre o novo coronavírus

Por ser uma pesquisa limitada contra uma doença nova as autoridades médicas e sanitárias lembram que o medicamento não pode ser visto como uma resposta milagrosa

  • Por Equipe Sempre Família
  • 19/03/2020 08:14
Medicamento usado no Japão contra a gripe tem resultados positivos contra a Covid-19 também
| Foto: Bigstock

Um medicamento usado no Japão contra novas cepas do vírus influenza, causador da gripe, se mostrou promissor no combate à Covid-19. A ação positiva do remédio favipiravir foi divulgada pelas autoridades de Saúde da China, onde 340 pacientes receberam a medicação em estudos clínicos conduzidos nas cidade de Wuhan e Shenzhen.

Divididos em dois grupos, os pacientes que receberam a medicação mostraram uma recuperação e redução na presença do vírus cerca de quatro dias após o exame que indicava positivo para o novo coronavírus. Entre aqueles que não receberam o medicamento, esse tempo foi de 11 dias.

Os pesquisadores perceberam ainda que o medicamento poderia ter uma ação protetora ao sistema respiratório das pessoas infectadas com a Covid-19. Por meio de exames de raio-X, eles verificaram que 91% das pessoas tratadas com o favipiravir tiveram uma melhora na capacidade pulmonar, em comparação a 62% das pessoas que não receberam o remédio.

Estudos preliminares já haviam indicado uma possibilidade de danos ao pulmão entre os infectados, com redução de 20% a 30% na função pulmonar.

Efeito limitado

Por se tratar de uma pesquisa limitada contra uma doença nova, e com tratamentos ainda não aprovados por autoridades médicas e sanitárias, o favipiravir ainda não pode ser visto como um remédio milagroso.

As próprias autoridades de Saúde do Japão alertam que, a princípio, a medicação não teria efeito em pessoas com sintomas mais severos da doença ou quando já há uma multiplicação do vírus.

O favipiravir é comercializado no Japão com o nome Avigan, e foi desenolvido pela Fujifilm Toyama Chemical em 2014.

Deixe sua opinião

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.