Ministério da Saúde lança campanha de conscientização da saúde masculina, com prevenção de câncer de pênis.| Foto: Pranidchakan Boonrom/Pexels
Ouça este conteúdo

No calendário anual da saúde, novembro é reconhecido como o mês da saúde masculina, principalmente pela prevenção ao câncer de próstata. Outros aspectos da saúde dos homens, porém, são englobados e o Ministério da Saúde tem estimulado a busca por exames e consultas por meio de diferentes campanhas.

Uma delas é a Estratégia do Pré-Natal do Pai, que reúne exames de check-up voltados aos homens antes do nascimento de seus filhos. A ação, entre os anos de 2018 e 2020, teve repercussão nos jovens entre 20 e 39 anos - mais de 50% dos atendimentos na atenção primária do público masculino englobou essa faixa etária.

CARREGANDO :)
CARREGANDO :)

Câncer de pênis

CARREGANDO :)

Neste ano, a pasta da Saúde anunciou o lançamento de um projeto piloto para o desenvolvimento de ações de cuidado integral à saúde do homem, além da prevenção ao câncer de pênis. Dados do Instituto Nacional do Câncer estimam que, de todos os cânceres que atingem os brasileiros, 2% são câncer de pênis, ou cerca de 1,1 mil novos casos por ano. No caso do câncer de próstata, o INCA calcula 65 mil novos casos por ano.

Embora não seja tão prevalente quanto o câncer de próstata - que é o segundo mais comum entre os homens -, casos mais graves de câncer do pênis podem levar à amputação do membro. Os estados brasileiros mais afetados terão atenção do projeto, como Piauí, Maranhão, Tocantins, Pará e Sergipe, segundo anunciou o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, de acordo com informações da Agência Brasil.  

Serão destinados R$ 20 milhões ao projeto, que também prevê ações educativas de higiene genital e de prevenção à infecções pelo Papilomavírus humano (HPV) - fatores de risco para o câncer de pênis -, além de identificação precoce da doença.

"A ação precoce e preventiva é o melhor caminho. O homem é diferente: a gente demora para buscar o médico, demora para realmente ceder a isso, e muitas gente acaba agravando a sua doença por essa característica masculina. Temos que tratar esse assunto, temos que trabalhar, sim, temos que buscar o médico antes de chegar a uma situação mais complicada", disse Pazuello, de acordo com a Agência Brasil.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade

Sinais de risco

De acordo com informações do INCA, os sintomas mais comuns do câncer de pênis são feridas ou úlceras persistentes, que não cicatrizam. São também indicativos importantes o surgimento de lesões localizados na glande (cabeça do pênis), no prepúcio (pele que recobre a glande) ou no corpo do pênis.

Se houver alguma lesão do tipo, especialmente com secreção branca, é importante que se busque orientação médica. A presença de gânglios inguinais, como ínguas na virilha, pode ser indicativo de um avanço da doença.

O tratamento varia conforme o avanço da doença e o comprometimento do local. Podem ser indicadas cirurgias, radioterapias e quimioterapias. Diagnosticar precocemente é fundamental para evitar o crescimento do tumor e a possibilidade de amputação do pênis.

No caso do câncer de próstata, cuja prevalência é maior, os sinais de alerta incluem vontade frequente de urinar, especialmente à noite, além de um fluxo urinário fraco ou interrompido. Se houver sangue na urina, ou sêmen, e sintomas de disfunção erétil, vale procurar ajuda médica.

O câncer de próstata também pode manifestar outros sintomas, como dor no quadril, nas costas, coxas e ombros. Fraqueza ou dormência nas pernas e pés são outros indicativos. Os tratamentos, assim como no caso do câncer de pênis, podem incluir cirurgia, radioterapia e quimioterapia.