Novo coronavírus ficaria de horas a dias em superfícies e objetos| Foto: Bigstock
Ouça este conteúdo

Uma das medidas de combate às infecções, como o Covid-19, é saber exatamente quanto tempo o vírus permanece vivo em superfícies e objetos. A resposta a essa dúvida foi estimada em um estudo norte-americano divulgado nessa quarta-feira (11).

De acordo com os pesquisadores, o SARS-CoV-2 poderia ficar circulando no ar por até três horas. Caso a superfície ou o objeto em que o vírus estiver presente for de cobre, ele é capaz de permanecer por ali até quatro horas. No papelão, 24 horas. Em plásticos e no aço inoxidável, dois a três dias.

Os resultados, no entanto, são preliminares e foram publicados na base de dados do medRxiv sem passar por uma revisão de outros pesquisadores.

CARREGANDO :)

Outros coronavírus

CARREGANDO :)

Outro estudo, divulgado em fevereiro, trazia uma revisão de uma série de pesquisas envolvendo alguns dos coronavírus (e não apenas o novo, que é causador do Covid-19) para estimar esse mesmo tempo.

Nesse comparativo, divulgado na revista "The Journal of Hospital Infection", os pesquisadores acreditam que, se o vírus seguir o mesmo caminho que outros vírus semelhantes a ele, como o SARS ou MERS, o SARS-CoV-2 poderia permanecer em superfícies de metal, vidro ou plástico por até nove dias.

Como comparativo, os vírus causadores da gripe têm a capacidade de ficar em superfícies por 48 horas.

Ainda com relação aos coronavírus, locais de temperaturas muito altas, acima de 30 graus Celsius, acabam por desativá-los e produtos de limpeza comuns são bastante efetivos no combate.

Produtos de limpeza

Itens de limpeza da casa, como desinfetantes com 62% a 71% de etanol, 0,5% de peróxido de hidrogênio ou 0,1% de hipoclorito de sódio (alvejantes) são capazes de inativar os coronavírus e uma ação semelhante é esperada contra o novo coronavírus.

Dados divulgados pelo Centro de Controle de Doenças norte-americano (CDC) orientam a limpeza e desinfecção de superfícies que entrem em contato com muitas pessoas, como mesas, cadeiras, maçanetas, tomadas e interruptores, controles remotos, pias e vasos sanitários.

Durante a limpeza, também se fazem necessários alguns cuidados, conforme as recomendações do CDC:

Publicidade
  • Use luvas descartáveis quando limpar e desinfetar superfícies. Se for usar luvas reutilizáveis, elas deverão ser usadas apenas para a desinfecção de superfícies contra o Covid-19 e não devem ter outras funções.
  • Caso o local esteja sujo, deverá ser limpo usando detergente ou sabão e água antes da desinfecção.
  • Para a desinfecção, são indicadas soluções de alvejantes diluídas, bem como soluções de álcool com pelo menos 70%.
  • Se quiser preparar a solução desinfetante, misture cinco colheres de sopa de alvejante por 3,7 litros de água ou quatro colheres de chá do produto por um litro de água.
  • Para tapetes e pisos de carpete, ou outras superfícies macias, limpe-os com os produtos mais indicados a cada superfície.
  • Na hora de lavar as roupas da pessoa contaminada, use luvas para manejar as peças. Descarte as luvas após o contato com as roupas contaminadas e lave as mãos imediatamente após a retirada das luvas.
  • Caso não use as luvas ao mexer com a roupa, lave as mãos na sequência.
  • Se possível, não agite as roupas sujas contaminadas. Isso minimizará a possibilidade de dispersão do vírus pelo ar.
  • A roupa suja da pessoa contaminada pode ser lavada juntamente com a roupa de outros moradores da casa.
  • Os cestos de roupas sujas podem ser desinfetados. Se possível, considere colocar uma sacola plástica nos cestos para, depois, ser descartada.
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]