O país aprovou uso emergencial das vacinas contra a Covid-19 fabricadas pelas farmacêuticas Moderna e Pfizer-BioNTech
O país aprovou uso emergencial das vacinas contra a Covid-19 fabricadas pelas farmacêuticas Moderna e Pfizer-BioNTech| Foto: Bigstock

A Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) aprovou nesta sexta-feira (17) o uso emergencial das vacinas contra a Covid-19 fabricadas pelas farmacêuticas Moderna e Pfizer-BioNTech para crianças a partir de seis meses de idade. As informações são sa Agência EFE.

Siga o Sempre Família no Instagram!

Antes dessa mudança, o imunizante da Moderna estava aprovado para pessoas a partir de 18 anos, enquanto o da Pfizer-BioNTech havia recebido aprovação para crianças a partir de 5 anos.

No entanto, um comitê de especialistas independentes da FDA se reuniu na quarta-feira (15) para recomendar a aprovação das vacinas a menores de 5 anos, afirmando que os benefícios potenciais superam significativamente os possíveis riscos.

Apesar da aprovação da FDA, as vacinas não estarão amplamente disponíveis para esse novo público-alvo em farmácias e hospitais dos Estados Unidos até que o Centro de Controle de Doenças do país (CDC) dê aval à medida, o que pode ocorrer neste fim de semana.

Em entrevista coletiva para detalhar o plano de vacinação da Casa Branca, a equipe responsável pela resposta do governo à pandemia disse que já disponibilizou doses para pediatras, hospitais e clínicas, e que as crianças mais novas poderiam começar a ser vacinadas a partir da próxima terça-feira (21).

Baixa taxa de vacinação nos EUA

Além disso, o governo lançará uma campanha de informação para os pais na tentativa de aumentar a vacinação entre crianças, já que, até agora, cerca de 35% dos pequenos entre 5 e 11 anos receberam ao menos uma dose.

Deixe sua opinião