Crédito: Bigstock.| Foto:

Você sabe o que é a Andropausa? Conhecida como a menopausa do homem, ela significa a perda de testosterona e pode desencadear alguns sintomas como diminuição do desejo sexual, perda da massa muscular e, em alguns casos, perda da ereção. De acordo com Carlo Passerotti, urologista e professor livre docente da disciplina de Urologia, do Hospital das Clínicas (SP), todos os homens podem passar por isso, alguns com mais intensidade, outros com menos.

CARREGANDO :)

“Isso vai depender de qual a privação eles têm da parte hormonal e o quanto eles sentem isso”, conta o médico. A queda na taxa de testosterona começa a partir dos 40 anos e, diferentemente da mulher, essa queda não é brusca. Os sintomas ficam maiores entre 50 e 60 anos. “Não é a parte hormonal que leva à perda de ereção, mas a perda de desejo que, associada com alterações vasculares, cardíacas, diminuição de memória, queda de cabelo/pelos, pode acontecer”, conta Passerotti.

Efeitos

Publicidade

Para não sentir muito os efeitos da andropausa, a indicação é ter alimentação equilibrada, praticar exercícios físicos e evitar o acúmulo de gordura abdominal. Em alguns casos a reposição hormonal pode ser indicada. “Esse processo tem que ser feito de forma assistida e segura, pois existe o risco de uma reposição inadvertida, uso de hormônio sem cuidado e levar a um crescimento de tumores”, completa Passerotti, que recomenda alguns tipos de tratamento.

“Podemos usar desde fitoterápicos, para sintomas leves, que não têm risco e melhoram a biodisponibilidade, até o hormônio direto, que é repositor, isto é, como se estimulássemos o organismo a se acostumar com uma taxa maior de hormônio para estimular a produzir novamente.” É importante ainda que o homem esteja atento a irritabilidade ou nervosismo, sintomas comuns durante a reposição, que é feita via oral ou com injeções.

Se após o início da reposição, o homem continuar depressivo e desanimado, a indicação é procurar um psicólogo ou terapeuta para auxiliar na retomada das atividades normais.