Sem ter quem os ajude em tarefas difíceis para sua idade, idosos têm estado mais sujeitos às quedas| Foto: Bigstock
Ouça este conteúdo

Entre os idosos, as fraturas podem ser um grande problema, principalmente se resultarem em hospitalização, que pode acabar em infecções e outros desfechos não desejados.

Devido ao isolamento social, muitas famílias diminuíram a assistência que davam aos mais velhos, fazendo-os se arriscarem em atividades que já não estavam mais habituados a realizar por conta das limitações, como subir em escadas e limpar locais mais altos. “Some-se a isso que os idosos que eram mais ativos, realizavam caminhadas, pilates, hidroginástica, fisioterapia, deixaram de fazer, o que também pode contribuir com a perda do condicionamento físico e o aumento do risco de quedas”, alerta o médico ortopedista Ademir Schuroff, do Hospital Marcelino Champagnat.

CARREGANDO :)
CARREGANDO :)

Entre as fraturas mais comuns nos idosos estão as do fêmur proximal (quadril), rádio distal (punho), úmero proximal (ombro) e coluna. Dessas, as fraturas do fêmur proximal (quadril) apresentam um risco maior de morbidade e mortalidade, diz o médico, por exigir internamento hospitalar e cirurgia precoce. “A realização precoce da cirurgia proporciona uma recuperação mais rápida, menor tempo de internamento e menor risco de complicações”, diz ele, assinalando que a cirurgia visa melhorar a dor, evitar o internamento prolongado, tirar o paciente da cama, possibilitar uma reabilitação e a alta hospitalar precoce, com as orientações adequadas.

Os internamentos prolongados afetam a saúde do idoso porque o deixam suscetível a um maior risco de infecções hospitalares e outras complicações como insuficiência renal e delirium. “As infecções mais comuns são as pulmonares, contraídas no sítio cirúrgico. Quanto maior o período de hospitalização e restrição ao leito, maior a redução no grau de funcionalidade do idoso”, diz ele.

Entre idosos

O envelhecimento torna os idosos mais suscetíveis a riscos de fratura pelo desenvolvimento gradual de osteopenia e osteoporose, e também são eles que mais sofrem na hospitalização, por serem mais comuns na idade avançada as doenças cardíacas, pulmonares, diabetes e hipertensão arterial. “Essas doenças aumentam o risco de complicação na cirurgia e no pós operatório”, diz ele. A diminuição de força e massa muscular (sarcopenia) no idoso, que predispões a mais quedas e fraturas, também tende a dificultar e prolongar o período de recuperação e aumenta a chance de dependência para as atividades de vida diária após a saída do hospital.

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

Como evitar

A maioria das fraturas nos idosos ocorre dentro de casa, por isso mantenha esse ambiente seguro:

  • Remova os tapetes soltos e fios de aparelhos eletrônicos dos locais de passagem;
  • Deixe os ambientes da casa mais espaçosos e com menos móveis;
  • Evite deixar objetos do uso cotidiano e utensílios de cozinha em armários altos;
  • Use barras de segurança nas escadas e banheiros;
  • Tenha um vaso sanitário com assento elevado;
  • Mantenha os locais bem iluminados;
  • Tenha um interruptor próximo à cabeceira da cama do quarto, para evitar quedas ao levantar de madrugada para ir ao banheiro ou iluminação no rodapé;
  • Invista em pisos e tapetes antiderrapantes e calçados adequados;
  • Mantenha-se fisicamente ativo com exercícios regulares e consulte sempre o oftalmologista.
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade