Reduzir os riscos é possível, mas não existe garantia de encontro seguro com pessoas fora do seu núcleo familiar em época de pandemia.
Reduzir os riscos é possível, mas não existe garantia de encontro seguro com pessoas fora do seu núcleo familiar em época de pandemia.| Foto: Bigstock

Em meio ao aumento no número de casos e mortes pelo Covid-19 após meses de queda desses indicadores, o repique – a reboque do mês de novembro – não traz boas-novas, mas uma conhecida medida para que a ceia de Natal e o réveillon não sejam focos de transmissão do novo coronavírus: evitar aglomerar com quem não vive em sua unidade domiciliar.

Siga o Sempre Família no Instagram!

Para quem, ainda assim, vai comemorar em um grupo maior, há medidas que ajudam a reduzir o risco, mas que, efetivamente, não são capazes de garantir uma festa segura. Veja quais são os cinco fatores a levar em conta, com dados da Fundação Oswaldo Cruz e Vitor Mori, pós-doutorando na Universidade de Vermont, nos Estados Unidos, e membro do Observatório Covid-19 Brasil:

Espaço

A estação mais quente favorece reuniões ao ar livre, mais indicadas, como em uma chácara, quintal, jardim, laje, ou mesmo na calçada em frente de casa, desde que seja ambiente aberto, com boa ventilação e que as pessoas se distanciem de 1,5m a 2m. Em ambiente fechado, deixe o mais ventilado possível, com todas as janelas e portas abertas. Um ventilador pode ficar virado para a janela, jogando o ar de dentro para fora. Se tiver mais de um, em lado oposto, puxando o ar de fora para dentro. Evite o uso de ar-condicionado.

Número de pessoas

Restrinja a reunião a poucas pessoas, calculando quantos poderão ir a partir da distância necessária entre participantes, entre 1,5m e 2m. Na hora da refeição, reúna quem habita a mesma casa em mesas distintas ou disponha essas pessoas de frente umas para outras. Ou, ainda, estabeleça uma forma de rodízio na hora de comer, para que menos pessoas fiquem sem máscara ao mesmo tempo. A refeição deve ser mais silenciosa, para evitar perdigotos entre as pessoas. Evite música alta para que as pessoas não tenham que gritar ou falar alto.

Perfil dos participantes

Evite encontros se você teve há até 14 dias ou está com sintomas relacionados à Covid-19, com ou sem o diagnóstico da doença, se aguarda o resultado de um teste ou se manteve contato com quem teve a doença nos últimos 14 dias. Não se reúna se faz parte ou mora com alguém de grupo de risco para casos graves de Covid-19 (portadores de doenças crônicas, como diabete e hipertensão, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal crônica em estágio avançado,  imunodepressão provocada pelo tratamento de doenças autoimunes, como lúpus ou câncer; pessoas acima de 60 anos de  idade, fumantes, gestantes, mulheres em resguardo e crianças de até 5 anos). Calcule os riscos de reunir pessoas em isolamento e que trabalham fora, que são de núcleos distintos e, principalmente, idosos e com comorbidades.

Duração

Faça um evento único, só de noite ou só de tarde — e pelo menor tempo possível.

Protocolos de segurança

  • Para chegar ao local, vá de carro e apenas com as pessoas que vivem no mesmo imóvel.
  • Exija a máscara dos convidados e tenha um saco para guardá-la quando estiver comendo ou bebendo e a mantenha limpa e seca entre os usos. Leve uma extra.
  • Tenha sabão e papel para secagem de mãos disponíveis no banheiro. Evite o uso de tolhas de pano. Disponibilize álcool em gel nos ambientes. Use lixeiras com pedais para descarte de lixo sem contato.
     
  • Lave sempre as mãos com água e sabão ou use álcool, principalmente após tocar objetos compartilhados.
  • No local, use máscara sempre que não estiver comendo ou bebendo, mantenha a distância dos demais convidados e não compartilhe copos e talheres.
  • Ofereça bebidas em latas ou garrafas individuais em baldes com gelo e tenha condimentos, molhos para salada ou temperos embalados em porções individuais.
  • Não compartilhe utensílios para servir a comida ou delegue a apenas uma pessoa servir pratos e bebidas a todos, alguém que deve lavar as mãos antes de servir e sempre usar a máscara.
  • Não deixe que os convidados formem filas para serem servidos. Se você perceber que alguém está bebendo demais e descuidando do uso da máscara, dê um toque, peça para a pessoa colocá-la.
  • Não fique cutucando a comida com o próprio garfo ou colher, ou falando enquanto se serve. Se não se segurar na hora dos abraços, use máscara, em silêncio e, se possível, segure a respiração.
Deixe sua opinião