Crédito: Bigstock| Foto:

O ponto do rio Jordão em que se considera que João batizou Jesus foi oficialmente declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, durante uma cerimônia celebrada recentemente em Paris.

CARREGANDO :)

Na cerimônia estava presente uma delegação do Reino da Jordânia, da qual fazia parte o ministro do turismo Nayef Al-Fayez, que classificou o país como “tranquilo e seguro, no meio de um Oriente Médio em chamas”.

Os especialistas que revisaram a candidatura apontaram que o lugar considerado como cenário do batismo de Jesus Cristo “é de imenso significado religioso para a maioria das denominações cristã”.

Publicidade

Por sua vez, Al-Fayez manifestou a satisfação da família real da Jordânia em ser “aqueles que protegem um dos lugares mais santos da cristandade”.

A tradição cristã, pelo menos desde o século III, identificou esse ponto da margem ocidental do rio Jordão, em que a água se represa antes de desembocar no Mar Morto, como o local do batismo que deu início à vida pública de Jesus.

O Evangelho de João contribui para endossar a tradição: no primeiro capítulo, é dito que “tudo isso aconteceu em Betânia, do outro lado do Jordão, onde João batizava”.

Nove quilômetros ao norte do Mar Morto, na margem oriental do rio, o sítio arqueológico está junto a Tell Al-Kharrar, também conhecido como Colina de Elias.

 

Publicidade

Colaborou: Felipe Koller

Com informações das agências internacionais.