Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Youtube
Youtube
Trabalho

Primeira-ministra neozelandesa anuncia gravidez e reforça: “posso realizar um trabalho e ser mãe”

Ainda durante campanha eleitoral, Jacinda Ardern criticou duramente aqueles que lhe perguntavam se ela seria mãe em breve.

A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, de 37 anos anunciou na última sexta-feira (19), que está esperando para junho, o seu primeiro filho. Quando ainda era candidata, Jacinda criticou duramente aqueles que lhe perguntavam se ela pensava em ser mãe em breve e falou muito também sobre o sexismo na política.

Em uma das primeiras entrevistas como candidata do Partido Trabalhista, um jornalista lhe disse que os neozelandeses precisavam saber se a primeira-ministra tiraria licença-maternidade durante o mandado. Jacinda explicou então, que é da mulher a decisão de ter filhos e que isso não pose determinar se ela terá ou não oportunidades de trabalho. “É inaceitável que em 2017 as mulheres tenham que responder a essa pergunta em seu ambiente de trabalho”, disse.

Agora, a primeira-ministra enfrenta um turbilhão de perguntas sobre sua gravidez e a conciliação da maternidade e o cargo que exerce. Apesar disso, segundo o El País, ela não deu muita importância quando a imprensa sugeriu que ela era uma pioneira nessa questão. “Não sou a primeira mulher a realizar múltiplas tarefas. Não sou a primeira mulher a trabalhar e ter um bebê”, explicou. Para ela, essa é uma circunstância especial, mas existem muitas mulheres que fizeram isso antes dela, abrindo caminho para permitir que outras pensassem “Sim, posso realizar um trabalho e ser mãe”.

Apoio

Em um comunicado, Jacinda explica que seu vice, Wiston Peters, será o primeiro-ministro em exercício, durante sua licença. Na Nova Zelândia, a licença parental é de 18 semanas. Ela ainda ressaltou que junto com Peters, farão com que esse período aconteça da melhor maneira possível. “Peters e eu temos uma grande relação, e sei que, juntos, faremos com que esse período funcione. No final de minha licença-maternidade, retomarei todas as funções e deveres de primeiro-ministro”, declarou.

A primeira-ministra também falou que após seu retorno, seu marido se encarregará do cuidado do bebê. Ela ressaltou que, da mesma forma com que está entusiasmada com o papel de mãe, está também focada em sua responsabilidade como chefe de Governo. Em uma mensagem no Twitter, Jacinda brincou dizendo: “Serei primeira-ministra e mãe, enquanto Clarke será o “primeiro-homem” da pesca e ficará em casa como papai”. O marido de Jacinda é um grande fã da pesca.

***

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

Leia também